4 dicas para organizar e decorar seu closet

Se você está naquela fase em que não consegue encontrar o que procura e tem perdido um bom tempo na hora de escolher os looks, é um sinal de que você precisa reservar umas horinhas do seu dia para deixar tudo em ordem e facilitar sua rotina.
 
4 dicas para organizar e decorar seu closet

Afinal, quem não sonha em organizar e decorar o closet de forma impecável, não é verdade? Ainda mais quando se pode contar com um espaço exclusivo em casa pra guardar roupas, sapatos e acessórios. Saiba agora como organizar e decorar seu closet e deixá-lo lindo, charmoso e funcional. De olho nas dicas. 
 

Como organizar e decorar o seu closet em 4 passos

Desapegue das peças que você não usa mais

4 dicas para organizar e decorar seu closet 
  
Um dos grandes entraves na hora de organizar e decorar o closet é a falta de espaço, seja pelo acúmulo de peças que não servem ou você não usa mais. É difícil desapegar, mas é extremamente necessário e pode fazer um bem danado.

Então, o primeiro passo para deixar tudo arrumado e facilitar sua vida no dia a dia é separar alguns itens para doação, efetuar trocas com as amigas ou até mesmo vender nos grupos nas redes sociais e juntar um dinheirinho.

Para começar, tire tudo dos armários e gavetas para ter certeza de quais peças você precisa se desfazer. Selecione sapatos, chapéus, bolsas, calças, vestidos, shorts e outros itens que só estão ocupando espaço em seu closet. Comece de cima para baixo.

Crie um padrão de organização

4 dicas para organizar e decorar seu closet 

Depois de separar tudo que vai sair do seu closet, observe o espaço total que você tem disponível. Essa etapa é importante para pensar em um jeito novo de classificar e redistribuir as peças.

Uma boa forma de organizar os itens é pelos modelos: calças jeans, jaquetas, moda praia, lingerie, pijamas e por aí vai. Com essa divisão vai ser muito mais fácil visualizar e achar o que você deseja.

O próximo passo é decidir o que vai ficar pendurado e o que vai ser dobrado. Algumas peças podem ser guardadas em rolinhos nas gavetas e/ou prateleiras para ocupar o mínimo de espaço possível.

4 dicas para organizar e decorar seu closet 

O que você pode dobrar: peças de lã e algodão, camisetas de malha, roupas intimas e de ginástica e shorts. Vestidos de festa devem ser colocados preferencialmente em caixas, enrolados em papel de seda.

O que você deve pendurar: peças em seda, cetim e crepe, calças e camisas de alfaiataria, jaquetas, blazers e casacos de todos os tipos, vestidos, saias, macacões e roupas jeans.

Invista em objetos úteis para organizar e decorar o seu closet

 4 dicas para organizar e decorar seu closet

Alguns itens são essenciais para manter um closet em ordem. Utilize colméias para evitar que peças menores fiquem jogadas de qualquer jeito e cabides para facilitar a visualização das peças. Cestos, caixas e protetores também são bem-vindos.

Para deixar o closet com um visual bonito e funcional, posicione um espelho de corpo inteiro para auxiliar na escolha da roupa, invista em pufes e, se possível, tenha um espaço reservado com banquinho ou poltrona para caprichar na maquiagem e penteados.

4 dicas para organizar e decorar seu closet 

Você pode espalhar fotografias suas no ambiente ou concentrá-las em um painel personalizado. Ter um cantinho especial para guardar jóias e bijuterias também é uma boa alternativa. Além de um belíssimo papel de parede, quadros e objetos decorativos de valor afetivo.

Esse espaço é seu e você tem que deixar ele a sua cara: usar cores que lhe agradam e truques de iluminação que valorizem o espaço ao máximo. Se o closet for conjugado ao quarto, crie um ambiente harmônico e equilibrado.

Mantenha tudo sempre em ordem 

4 dicas para organizar e decorar seu closet 

De nada adianta deixar tudo organizado e fazer uma decoração incrível se você não conseguir manter isso no dia a dia. Por isso é tão importante setorizar as roupas e acessórios nas gavetas, prateleiras e divisórias.

Dessa forma não vai ser preciso tirar tudo do lugar e fazer aquela bagunça. Além disso, ter esse cuidado vai fazer você ter ideia de tudo que tem e não correr o risco de comprar peças repetidas ou que ficarão só de "enfeite” no fundo do armário. Pode ter certeza que você vai fazer uma boa economia!

Gostou das dicas para organizar e decorar seu closet? Conta para gente: o que mais você faz para deixar tudo em ordem e facilitar sua rotina?

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário