5 dicas para deixar seu home office mais produtivo

Trabalhar home office se tornou há algum tempo uma realidade para muitos profissionais, não é mesmo? Mas com o surgimento do COVID-19 e a necessidade de isolamento social, a tendência ficou ainda mais forte.
 
5 dicas para deixar seu home office mais produtivo

No entanto, quando o ambiente de trabalho muda, o cérebro precisa se acostumar com o novo cenário e passar por adaptações. E uma das grandes preocupações é justamente criar meios de deixar o home office mais produtivo.

O que devo fazer para manter ou melhorar o desempenho no trabalho remoto?

5 dicas para deixar seu home office mais produtivo  
 
Apesar do home office já ser uma prática comum em algumas empresas, não são todos os funcionários que conseguem se adaptar facilmente a essa mudança. A distração para quem trabalha em casa pode ser um grande problema
 
Por isso, é importante fazer um bom planejamento. Afinal, o novo ambiente precisa ser apropriado em diversos aspectos para permitir um desempenho saudável. Confira abaixo algumas dicas para deixar seu home office mais produtivo.
 

Gerencie seu tempo de forma adequada

 5 dicas para deixar seu home office mais produtivo
 
Gestão de tempo é tudo para quem exerce atividades profissionais em casa, principalmente porque é preciso saber separar a rotina do lar com a rotina de trabalho no dia a dia.
 
A dica é estabelecer regras e limites. Criar uma lista de prioridades e fixar horários para algumas tarefas. Em caso de reuniões online, estar preparado para se concentrar e compartilhar informações é fundamental.
 

Evite distrações ao longo do dia

5 dicas para deixar seu home office mais produtivo 

Outro ponto importante é não se perder em meio as distrações. Sim, se você tem filhos e animais de estimação, muitas vezes isso se torna inevitável. Mas o que fazer? Em primeiro lugar, tenha um espaço exclusivo para o trabalho.
 
Segundo, deixe bem claro que apesar de estar em casa, hoje você precisa se dividir entre várias atividades, cada uma em seu tempo. Mais uma vez salientamos a necessidade de impor limites desde o princípio.
 

Faça pausas para descansar a mente

5 dicas para deixar seu home office mais produtivo 

Não adianta passar horas a fio focado no trabalho, pois isso vai acabar impedindo que você tenha um home office mais produtivo. Pausar as tarefas por alguns minutos é necessário para renovar as energias e retomá-las com mais disposição.
 
Além de relaxar a mente, as pausas ajudam a espairecer as ideias e podem ser úteis na resolução de problemas, porque dá o distanciamento que, em alguns casos, você pode precisar para enxergar a situação com clareza.
 

Dê atenção a ergonomia no home office

 5 dicas para deixar seu home office mais produtivo

Para muitas pessoas que trabalham em casa parece tentador trabalhar na cama ou no sofá, não é mesmo? Mas saiba que mesmo um ambiente "informal” exige responsabilidades e cuidados com a saúde.
 
Ergonomia tem tudo a ver com produtividade. Por esse motivo, saiba escolher móveis e ferramentas adequadas a suas necessidades para manter a postura correta, se sentir confortável e evitar danos físicos e mentais.
 

Crie uma decoração inspiradora

5 dicas para deixar seu home office mais produtivo 

Outra dica para deixar seu home office produtivo é cuidar do ambiente como um todo e pensar em uma decoração que estimule a concentração, criatividade ou qualquer outra habilidade/característica que a sua profissão exija. 
 
Mantenha a temperatura do espaço agradável, tenha uma boa iluminação e use as cores certas. Azul ajuda a manter a calma e serenidade. O vermelho aumente o foco e atenção. Verde impulsiona novas ideias.
 
Se você gosta da presença da natureza, decore com flores e plantas. Se tiver espaço sobrando, disponha um sofá confortável e invista no cantinho do chá e café. Use papel de parede para dar aquele toque especial no seu home office.
 
E aí, pronto para deixar seu home office mais produtivo? Aproveite as dicas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário