5 dicas para otimizar o espaço em casa

Você mora ou pretende se mudar para uma casa pequena e não tem ideia de como otimizar o espaço? Saiba que todo imóvel pode ser bem aproveitado a partir da escolha correta dos móveis, cores, objetos decorativos e outros recursos.
Inclusive, muitos benefícios surgem quando existe a preocupação com essa questão como: corredores e áreas úteis confortáveis, harmonização dos cômodos e uma vivência muito mais agradável dentro do próprio lar.
 
otimizar espaço
 
Por isso, separamos algumas dicas preciosas para você conseguir otimizar o espaço que você tem em casa. Descubra os truques e segredos para transformar cada cantinho e se livrar daquela sensação incômoda de aperto!
 

Utilize peças multifuncionais

otimizar espaço 

Se você deseja otimizar o espaço em casa é bom levar em consideração a funcionalidade dos móveis que serão comprados. Ao optar por peças que desempenham mais de uma função no ambiente, a sua rotina será muito mais fácil.
 
Por exemplo, em vez de escolher um simples painel de TV para colocar na sala de estar, você pode utilizar um modelo que possua compartimentos para guardar ou expor objetos e evitar bagunça.
 
otimizar espaço
 
Outra alternativa inteligente é investir em uma cozinha americana com um balcão que pode servir tanto para manipular alimentos quanto para substituir a mesa de jantar e liberar mais espaço.

Opte por móveis planejados

otimizar espaço 
 
Nada melhor para otimizar o espaço em casa do que elaborar um projeto de móveis planejados. A possibilidade de determinar medidas exatas faz com que as peças se adaptem ao ambiente com as características desejadas.
 
otimizar espaço
 
O bom de abraçar essa solução é poder escolher designs, materiais, cores e acabamentos que combinem com a sua personalidade, acompanhando o estilo de decoração que mais se encaixa em seus gostos e preferências.
 

Aproveite o espaço vertical

otimizar espaço 

Não tem jeito, para otimizar o espaço é preciso saber aproveitar cada centímetro. Essa é a chance que você tem para deixar tudo organizado sem atrapalhar a estética do lugar ou a circulação pelo ambiente.

Uma ótima dica é incluir em seu projeto de móveis planejados prateleiras, nichos e armários suspensos para explorar devidamente o espaço vertical disponível, principalmente em cima de janelas, portas e embaixo de escadas.
 
otimizar espaço
 
Com isso, você vai conseguir guardar muitos objetos: roupas de cama, mesa e banho, livros e revistas, por exemplo. E ainda expor quadros, porta-retratos, esculturas e outros pertences de valor afetivo.
 

Evite a todo custo barreiras visuais

otimizar espaço 

Não peque pelo excesso de divisórias (painel, estante, biombos entre dois cômodos). Para separar ambientes, promova a diferenciação por meio de pisos (cerâmica e madeira), móveis baixos, pintura ou papel de parede que reflita essa delimitação.
 
otimizar espaço
 
Além de otimizar o espaço, esses elementos vão agregar valor a cada cantinho, dar um toque extra de cor com texturas e revestimentos que são essenciais para se ter uma decoração bonita e funcional.
 

Escolha cores claras

otimizar espaço 

Aposte em móveis de cores claras e em cores vivas nos detalhes para trazer a sensação de amplitude e ao mesmo tempo de vida a sua casa. Aposte em almofadas, quadros, tapetes, cortinas em tonalidades que realcem a beleza do lugar.
 
otimizar espaço 
 
Escolha uma superfície para aplicar uma estampa de papel de parede que converse com o restante da decoração. Procure achar um equilíbrio para nâo sobrecarregar o ambiente.

Por fim, não exagere na quantidade de objetos expostos. Selecione tudo aquilo que você realmente ama e que fará diferença no seu lar. Evite amontoar objetos pelos cantos e organize muito bem cada cantinho, com todo o cuidado e carinho.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário