Como descobrir qual é o seu estilo de decoração?

Existem diversos tipos de estilos de decoração para todos os gostos e, se você gosta de mais de um estilo, precisa eleger alguns poucos ou somente um para fazer a decoração da sua casa e ainda poder colocar sua personalidade nela.

Você pode fazer uma mescla entre eles ou deixar um como predominante e dar uns toques com outros estilos, para que a decoração não fique sobrecarregada.

Mas e se você não sabe qual é o seu estilo de decoração?

E se você gosta de tudo um pouco de cada estilo?

Venha conferir e descobrir qual é o seu estilo de decoração para fazer bonito na sua casa!

É importante saber qual o seu estilo para que você consiga ter um foco na hora de escolher o que colocar no ambiente que quer decorar, além de te nortear e não sair comprando tudo o que gosta sem critério algum.

Mas pode ser que você se identifique com mais de um tipo de estilo, como no caso de uma decoração rústica misturada com a moderna. Saiba mais no post Aprenda a misturar decoração rústica e moderna. 

dicas para descobrir qual é seu estilo de decoração

Para conseguir identificar qual é o seu estilo de decoração, abra seu guarda-roupa, pense naquela sua viagem dos sonhos ou ainda no seu restaurante favorito. Suas preferências dirão muito sobre sua personalidade e estilo.

Por exemplo, se você possui roupas com uma cara mais antiga, pode ser que você se identifique com a decoração retrô ou vintage. Veja mais no post Qual a diferença entre retrô e vintage na decoração? 

como descobrir estilo de decoração

Na hora de decorar sua casa, comece a fazer pesquisas, seja em revistas, livros ou no Pinterest. Separe aquelas que você mais gostou e tenha referências para te ajudar.

Depois de todas as imagens selecionadas, analise todas elas e veja se há algo em comum entre elas, seja a cor, material ou forma. Se você colecionou mais imagens com algo mais bruto, com paredes e piso de concreto, iluminação com fios aparentes, pode ser que você goste do estilo industrial.

Para saber um pouco mais sobre esse estilo, veja o post Estilo Industrial na decoração. 

estilo de decoração

Um jeito interessante e bastante lúdico para conseguir identificar seu estilo é fazer um moodboard, que em tradução livre significa "quadro do humor”.

O moodboard funciona da seguinte maneira: você cria um painel com todas as referências que você mais gosta e que gostaria de ter na sua casa.

Procure por imagens, tecidos, papéis coloridos, ou seja, qualquer objeto que traduza as sensações que o ambiente deve transmitir e cole nesse painel. Depois de finalizado você conseguirá perceber o que mais gosta.

qual é o seu estilo de decoração

Ao tentar procurar saber qual é o seu estilo de decoração, você poderá perceber que não se encaixa em nenhum estilo ou que gosta de vários ao mesmo tempo e não consegue dar nome para esse estilo, mas isso não é problema.

Decore sua casa como quiser, pois o importante é que a decoração tenha sua personalidade e essência e que você se sinta bem em sua própria casa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário