Como transformar o quarto de uma criança para adolescente?

A adolescência é uma fase repleta de mudanças que são refletidas no comportamento e nos gostos de cada um. Por isso, transformar o quarto de uma criança em de adolescente é mais do que necessário. O adolescente precisa se reconhecer e se sentir acolhido naquele espaço. Neste artigo, listamos algumas orientações para quem está passando pelo processo de transformar o quarto de uma criança em de adolescente. Confira!

6 dicas para transformar o quarto de uma criança para o de adolescente

Comece pelas cores

transformar o quarto de uma criança transformar o quarto de uma criança
  
Uma das primeiras mudanças no comportamento e nos gostos dos adolescentes é refletido pelas cores. No quarto das crianças as cores mais claras, neutras e em tons pastéis predominam. Essas tonalidades remetem à infância e transmitem uma sensação de tranqüilidade, recomendada por muitos especialistas para acalmar o ritmo ativo nessa fase. 

Ao chegar na adolescência é natural que esse tipo de cor não agrade mais. Converse com o seu filho, veja qual cor o atrai mais. Não se assuste, talvez ele cite tonalidades bem fortes e vibrantes. Pesquise antes, pois essas cores podem influenciar na rotina do jovem. 
Se o quarto foi decorado com papel de parede, pode ser ainda mais fácil. Leve o adolescente para escolher a estampa que quer usar no novo ambiente. 

Mudança nos móveis

transformar o quarto de uma criança transformar o quarto de uma criança
 
Os móveis também apresentam design e detalhes bastante infantis. Além disso, a necessidade de espaço também muda. Sai os brinquedos e entram as roupas, sapatos, eletrônicos etc. A cama também deve ser trocada por uma maior, juntamente com as roupas de cama com estampas infantis. 
 

Cantinho dos brinquedos

transformar o quarto de uma criança transformar o quarto de uma criança
 
Como os brinquedos vão sair de cena, o espaço pode ser utilizado para outra função. O cantinho dos estudos será útil por muitos anos, mas se o adolescente preferir, e os pais concordarem, um vídeo game pode ser colocado ou uma prateleira com livros, poltrona. A opinião do jovem é muito importante. 
 

Prateleiras

transformar o quarto de uma criança 
 
As prateleiras devem ser mudadas apenas se não combinarem mais com o mobiliário novo. Do contrário, podem ser mantidas. O que vai mudar são as decorações. Na infância é comum que carrinhos, bonecas e ursinhos façam parte da decoração. Alguns jovens mantêm esses itens como uma recordação, mas também podem optar por substituir. 
 

Recebendo os amigos

transformar o quarto de uma criança 
 
Quando a adolescência chega as visitas dos amigos aumentam. É comum que o jovem receba seus amigos para dormir em casa. Nessa caso, é importante pensar em como acomodar a visita. Será necessário colocar uma cama extra? Uma bicama, beliche ou colchão pode resolver. 
 

Adicione elementos característicos

transformar o quarto de uma criança transformar o quarto de uma criança
  
Além de todas as mudanças é fundamental que o adolescente se identifique com o espaço. Alguns elementos característicos e que expressem o seu gosto pessoal podem ajudar. Gibs, livros, bonecos decorativos, bonés, fotos com os amigos, etc. Converse com o seu filho e veja o que ele gostaria de incluir. Na dúvida, consulte um profissional do ramo e faça a melhor transformação. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário