Desafio: decoração de um cômodo sem janelas

Normalmente, ambientes que não possuem janelas devem ter outro tipo de ventilação e iluminação, para que o local não se torne insalubre.

O melhor é que todos os ambientes, seja em uma casa, apartamento ou no trabalho, tenham aberturas, para tornar o ambiente mais confortável.

Existem banheiros que não possuem janelas e, para que haja a ventilação, faz-se uso de exaustores com saída para o exterior e existem também depósitos, quartos e banheiro de empregada cujas portas possuem ventilação permanente, ou seja, aletas para ventilação natural.

Mas existem alguns cômodos que não possuem janelas, seja por um projeto mal feito ou se o apartamento for uma quitinete.

Isso muitas vezes pode trazer uma sensação claustrofóbica para quem mora no local. Por isso, trazemos dicas de decoração de um cômodo sem janelas para que ele se torne mais aconchegante e convidativo.

Iluminação de um cômodo sem janelas

decoração de um cômodo sem janelas

Esses ambientes, além de não possuírem ventilação natural, também não têm o privilégio de ter iluminação natural e, por conta disso, é importante haver um bom projeto de iluminação para tornar o ambiente confortável e com mais vida.

Aposte em luzes de LED que trazem a mesma sensação da luz do sol.

Escolha das cores

decoração de um cômodo sem janelas

Use cores vivas e texturas brilhantes. Para as paredes use o branco ou cores quentes como amarelo, vermelho e laranja.

Escolha tapetes, almofadas e tudo o que mais desejar para fazer uma decoração de um cômodo sem janelas e deixar o ambiente mais convidativo.

Uso de espelhos para aumentar o ambiente

decoração de um cômodo sem janelas

A decoração de um cômodo sem janelas precisa trazer a sensação de um ambiente fresco e tirar essa sensação de claustrofobia.

O espelho é uma ótima ideia para fazer com que o ambiente pareça maior e, com a iluminação correta, pode melhorar ainda mais essa iluminação.

Dica: clique aqui para ler nosso post especial sobre o uso de espelhos decorativos.

Ventilação de um cômodo sem janelas

decoração de um cômodo sem janelas

Mesmo que as portas tenham ventilação permanente ou ainda que exista um sistema de exaustão do ambiente, é importante que se faça a circulação do ar e para isso, nada melhor que ter um ventilador ou ar-condicionado. Ligue todos os dias por no mínimo meia hora para deixar o ambiente mais fresco.

Materiais

Ao escolher os materiais para fazer a decoração de um cômodo sem janelas, preste bastante atenção, pois como normalmente são ambientes mais úmidos, não é interessante escolher objetos e móveis que sejam de madeira, papel ou couro.

Para os papéis de parede, escolha os vinílicos, que aguentam a umidade.

papel de parede para comodos sem luz

Se não há jeito e você precisa estar em um cômodo sem janelas, aproveite tudo o que a decoração pode proporcionar e deixe o ambiente mais fresco e convidativo!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário