Escolha a iluminação ideal para cada ambiente

Hoje vamos falar da iluminação ideal para cada ambiente, com dicas úteis para quem está reformando e para você que tem notado uma atmosfera opaca, sem vida e suspeita que o motivo seja o tipo de luz ou seu posicionamento inadequado. 
Escolha a iluminação ideal para cada ambiente
Afinal, mais do que dispor de lâmpadas, pendentes e lustres de boa qualidade, é essencial saber harmonizá-los em cada cômodo para obter o efeito desejado e suprir a intenção de funcionalidade dos espaços.

Sala de estar

 Escolha a iluminação ideal para cada ambiente


A sala de estar pede uma iluminação geral mais suave e confortável aos olhos humanos. Além de focos de luz em mesas laterais e de centro para conferir um charme a mais ao ambiente.

Para não deixar o espaço excessivamente escuro, você pode usar um dimmer para controlar a intensidade de acordo com a ocasião. Outra dica é apostar em iluminação indireta com o uso de luminárias e abajures de piso. 

Mas, atenção! Jamais direcione pontos de luz para sofás, poltronas e pufes para não incomodar os moradores e visitantes. E sempre prefira lâmpadas dicróicas na hora de destacar texturas na parede, plantas e outros objetos de decoração. 

Sala de jantar

Escolha a iluminação ideal para cada ambiente


Uma iluminação adequada em cima da mesa de jantar é essencial para vivenciar momentos agradáveis com familiares e amigos, não é verdade? Aquele almoço especial de domingo, um jantarzinho com as pessoas mais chegadas, enfim. 

Além de uma bela mesa posta, com pratos, copos, taças, talheres e outros utensílios que conversem entre si, recomendamos usar um lustre central para gerar uma boa iluminação no espaço.

Se a mesa for muito grande, talvez seja necessário utilizar pontos de luz auxiliares nas laterais. Faça um teste com pendentes para criar uma harmonização perfeita na sua sala de jantar!

Quarto

Escolha a iluminação ideal para cada ambiente


O quarto é um local propício para relaxar, ler um bom livro, ouvir música e se entregar aos bons pensamentos. Mas, nem sempre isso é possível, principalmente quando é detectado excesso ou falta de claridade no local.

Durante o dia tudo bem deixar a luz solar entrar e clarear o ambiente de forma natural. No entanto, à noite, a iluminação deve ser pensada para proporcionar o máximo de conforto.

Então, vale à pena investir em uma luz geral com intensidade moderada e complementar o espaço com luminárias de teto, abajur ao lado da cama ou até mesmo um dimmer para ser ajustado de acordo com as suas necessidades.
  

Banheiro

Escolha a iluminação ideal para cada ambiente


Saber planejar a iluminação para o banheiro é fundamental para garantir a esse espaço equilíbrio e um toque pessoal de personalidade. Sendo o cômodo menor, existem algumas variáveis que devem ser consideradas. 

Se você gosta de um clima mais intimista, o ideal é optar por uma luz central mais amena, que transmita tranquilidade e conforto na medida certa. Mas se você prefere ambientes claros, aposte em lâmpadas fluorescentes com tonalidade branca.

A bancada onde fica posicionado o espelho também merece grande atenção. Aqui vale usar uma luz focal que não reflita sombras e que destaque alguns itens de decoração. Você pode escolher duas arandelas para dispor nas laterais, por exemplo.
 

Cozinha 

Escolha a iluminação ideal para cada ambiente


Para não forçar a visão na hora de preparar os alimentos e realizar outras tarefas na cozinha você deve priorizar uma iluminação clara e uniforme. Nesse caso, as lâmpadas de Led são bastante eficientes.

Existe ainda a possibilidade de usar lâmpadas halógenas com grande potência luminosa, porém se a sua cozinha não for arejada, elas vão esquentar ainda mais o ambiente, o que não é lá muito agradável.

Uma boa dica é iluminar bem as bancadas de trabalho e acrescentar pontos focais de luz em locais estratégicos. Vale à pena também apostar em fitas de Led embaixo da pia e dos armários de cozinha.

Agora que você já tem o conhecimento básico sobre a iluminação ideal para cada ambiente, contrate um especialista para dar início ao seu projeto. Além da beleza dos espaços, priorize seu conforto acima de tudo!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário