Guia da aplicação de papel de parede perfeita

Que o papel de parede é o jeito mais fácil de mudar a decoração de uma casa todo mundo já sabe. É rápido, prático e não faz sujeira. Mas você sabia que, além disso, você mesmo pode fazer em casa sem gastar dinheiro para contratar um profissional?

Com algumas dicas é possível fazer a aplicação de papel de parede no ambiente que quiser e com o desenho que preferir sem desperdícios e sem bagunça. Venha ver!

Prepare a superfície


Não é em qualquer parede que é possível fazer a aplicação do papel de parede, pois dependendo de como ela estiver, seu papel de parede poderá durar bem menos que o tempo de vida útil dele.

Por isso, a parede precisa ter uma superfície lisa, sem irregularidade alguma e não pode ter também nenhum sinal de infiltração para não estragar seu papel de parede. Caso haja fissuras na parede, passe massa corrida ou gesso para preencher o buraco.

Lembre-se também de, antes de fazer a aplicação de papel de parede, limpar a parede com pano seco, para tirar toda e qualquer sujeira ou pó.

Retire os espelhos dos interruptores para facilitar o processo e deixar o acabamento impecável.

Escolha o papel de parede


Ou você pode manter o estilo do ambiente ou ainda mudá-lo completamente. Analise o que quer antes de escolher o papel de parede.

Verifique também em qual ambiente você fará a aplicação de papel de parede e se em uma ou mais paredes.

Se a ideia é fazer a aplicação do papel de parede em somente uma parede, escolha uma estampa chamativa e alegre para criar um ponto de destaque no ambiente, mas se a ideia é aplicar o papel de parede em todas as paredes de um cômodo, escolha estampas mais neutras, com listras ou padronagens mais lisas para não cansar a vista de quem estiver ali.

Se o ambiente for pequeno, procure por aquelas estampas menores e para os ambientes maiores, opte por padronagens maiores, pois estampas grandes tendem a deixar o ambiente menor.

Existem alguns tipos de revestimentos para papel de parede e para te ajudar na escolha é preciso saber quais existem no mercado:

  • vinílico: formado por uma camada de vinil que deixa a superfície impermeável e parecendo plastificada.Utilize esse tipo em ambientes úmidos como banheiros e lavanderia, mas também na cozinha, para facilitar a limpeza de gordura.

  • vinilizado: não possui revestimento e sua textura é lisa. Tem uma boa durabilidade, em média de 5 a 7 anos. Para limpar, utilize somente pano para retirar a poeira.

  • acetinado: revestimento frágil e acumula menos pó. Para fazer a limpeza, utilize somente pano úmido.


Combine o papel de parede com a decoração


Não se esqueça que o papel de parede precisa combinar com o restante da decoração, seja ela nova ou já existente.

Combine o estilo com o papel de parede, além de sempre pensar em refletir sua personalidade.

Lembre-se também de combinar o papel de parede com o mobiliário e com as estampas e cores de tapetes, cortinas e almofadas. Se os móveis são mais coloridos, escolha papéis de parede mais sutis, para não brigarem visualmente.


Como fazer a aplicação de papel de parede


Tenha em mãos alguns itens antes de começar: lápis, trena, estilete, espátula de silicone, linha de prumo, escada, balde para cola e pano limpo.

  • Prepare a superfície a ser trabalhada Retire qualquer sujidade com um pano seco e garanta que a parede não apresente nenhuma fissura ou vazamento.

  • Prepare a cola conforme as instruções.

  • Corte o papel de parede de acordo com a altura da parede, deixando de sobra 5 cm embaixo e 5 cm na parte de cima.

  • Aplique a cola na primeira folha do centro para as bordas em uma metade da faixa. Dobre essa metade, cola com cola e faça o mesmo processo na outra metade.

  • Deixe a folha descansar por 2 minuto para absorver a cola.

  • Pegue a folha dobrada e aplique no local desejado, de cima para baixo.

  • Aplique as outras folhas, de modo que os desenhos das estampas de uma folha e outra tenham continuidade.

  • Para retirar o excesso de cola e remover bolhas, utilize um pano seco e a espátula, do centro para as bordas.

  • Ainda com a espátula, pressione os cantos do rodapé e do teto e depois corte as sobras com estilete.


Já que é tão fácil fazer a aplicação de papel de parede na sua casa, escolha a estampa que desejar e mude totalmente o ambiente!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário