Super dicas para organizar a cozinha

A cozinha está muito bagunçada? Você não encontra nada com facilidade e objetos, comida e louça parecem se misturar? Hoje trouxemos algumas super dicas para organizar a cozinha e ter um ambiente digno de capa de revista!

Além de ajudar sua cozinha a ficar mais organizada, você também economizará espaço, deixando o local mais agradável para cozinhar refeições e curtir bons momentos.

Saiba como organizar a cozinha!


Aproveite a parte interna de seus armários:

Que tal dar uma nova utilidade para a parte interna dos armários, que sempre são esquecidas? Elas podem se tornar, por exemplo, lousas para anotar receitas ou até mesmo sua lista de compras. Você pode lixar a parte interna e pintar com tinta especial para lousa ou até mesmo colar um papel contact preto fosco para criar o mesmo efeito.

A parte interna também pode ser usada para guardar alguns produtos. Analise o tamanho do armário e sua profundidade e veja o que pode ser encaixado por lá! As possibilidades são várias, desde produtos de limpeza, talheres, passando por frutas e até mesmo rolos de papel manteiga e plástico-filme.


Use aqueles porta-arquivos ou porta-revistas para organizar suas formas, grades e tábuas de corte. Prefira os de metal ou materiais mais pesados para que não tombem com o peso das formas. Além de deixá-las mais organizadas, você consegue visualizar melhor todas as que tem em sua cozinha.

Organize armários e a geladeira com potes para separar os alimentos por tipos. Com essa técnica, você consegue agrupar biscoitos, massas de macarrão, molhos, temperos, sucos e o que mais você precisar organizar em sua cozinha.

Precisa de mais espaço? Explore o espaço vertical com prateleiras extras. Elas podem ser usadas de diversas formas:

  • Instalando prateleiras de madeira da forma convencional;

  • Colocando prateleiras no espaço livre acima da pia;

  • Usando o espaço acima dos armários, caso eles não vão até o teto;

  • Comprando mini prateleiras empilháveis em lojas de utilidades domésticas.


Para armazenar e organizar os seus temperos, existem várias opções que vão deixar a sua cozinha super charmosa! Como temperos são utilizados com frequência por quem gosta de cozinhar, devem ser de fácil acesso. Veja algumas dicas:

  • Caixotes de feira restaurados e pendurados na parede podem virar ótimas prateleiras para seus temperos;

  • Gavetas livres também podem servir, mas certifique-se de usar potes do mesmo tamanho para facilitar a organização;

  • Potes de azeitona ou palmito podem ser reutilizados para guardar temperos e acomodados em cantos e nichos que estavam sem nenhuma função;

  • Em lojas de utilidades domésticas também é possível encontrar potes com ímã, ideal para guardar temperos e colocá-los na geladeira.


Com essas super dicas para organizar a cozinha, seu balão ficará limpo e livre de bagunça, tornando o local muito mais arrumado e pronto para preparar aquela refeição gostosa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário