Mitos sobre decoração que você precisa parar de acreditar!

Mitos sobre decoração que você precisa parar de acreditar!

Sempre que alguém quer decorar sua casa, se não tem experiência alguma, vai recorrer a dicas de decoração em sites para deixar tudo mais bonito ou ainda seguir o que se houve por aí.

E nesses sites você encontrará de tudo, o que poderá ajudar muito, mas também poderá atrapalhar, pois existem muitos mitos sobre decoração e para não cair nessa cilada, veja aqui quais são esses mitos e faça bonito na sua casa.

Estilos


Não pense que na decoração você só pode escolher um estilo. Esse é um dos maiores mitos sobre decoração.

Misturar diferentes estilos valorizará qualquer ambiente. O importante é tornar o ambiente convidativo e aconchegante. Mas se você gosta mais de um estilo, nada impede que você escolha-o como estilo principal e dê somente umas pinceladas com algum outro estilo.

Para saber mais sobre os diversos estilos veja os vários posts que fizemos no blog.

Cores


É possível perceber que alguns poucos sites de decoração dizem para você não misturar muitas cores em um mesmo ambiente, mas isso não é bem verdade.

Sabendo escolher as cores certas para que combinem, não há problema algum e tornará o ambiente mais alegre.

Se você tem medo de ousar com as cores, opte por uma que seja a principal e outras secundárias, que podem ser usados em objetos de decoração, só para dar um charme a mais.

Para saber mais sobre a combinação de cores, veja o post Harmonização de cores na decoração.

Quadros


Muito se ouviu dizer que os quadros deveriam ser pregados/ colados na altura dos olhos, mas de onde vem isso? Pode ser que antigamente os quadros ficam nessa altura, mas hoje vemos que é diferente.

Você pode colocar na altura que desejar, ou melhor, existem algumas dicas que poderão ajudar a te nortear: é possível alinhar a parte superior do quadro com o fim da altura da porta, por exemplo, se o quadro for grande ou ainda fazer uma composição com vários quadros e assim você poderá colocá-los em diversas alturas, não necessariamente na altura dos olhos.

Outra dica é apoiar quadros no chão ou ainda em prateleiras, para não ter que furar paredes.

Para saber como fazer uma bela composição com quadros, veja o post Decoração fácil: dicas para composição de quadros.

Plantas


Um dos grandes mitos sobre decoração e que também é antigo é dizer que as plantas só devem ficam na parte de fora da casa.

Antigamente quando só havia casas e com quintal, claro que as plantas ficavam ali, mas como a maioria das pessoas hoje mora em apartamento, não há porque não levar as plantas para dentro de seus lares, já que elas se desenvolvem bem também em ambientes fechados.

Para saber os cuidados necessários com determinadas plantas, veja o post Decoração com folhagens em ambientes fechados.

Banheiros


Um dos mitos sobre decoração em banheiros é ser obrigatório ter que colocar piso frio e revestimento de parede como cerâmica, porcelana ou pedra. Como o próprio nome já diz, a parede e o piso frio tendem a deixar o ambiente mais frio e para tornar um ambiente mais aconchegante é possível colocar madeira, tanto na parede quanto no piso ou ainda papel de parede na parede.

Contrate uma empresa especializada em colocação de piso de madeira em banheiros para ter o que deseja se complicações, já que esse tipo de piso requer mais cuidados em áreas molhadas.

Iluminação


Um dos grandes mitos sobre decoração com relação à iluminação é dizer que quanto mais o ambiente for iluminado melhor.

E isso não é verdade, porque um ambiente com luzes mais fracas e amarelas deixam o ambiente muito mais aconchegante.

Os ambientes que precisam de bastante iluminação são somente a cozinha e a lavanderia, que são locais de trabalho, seja para fazer comida ou lavar e passar roupa.

Móveis


Móveis não precisam combinar entre si. Antigamente eram vendidos conjuntos de móveis para a sala de estar, mas hoje não é assim.

Misture os diferentes materiais com diferentes texturas, para criar dinâmica nos ambientes e torná-los mais interessantes.

Não dê atenção para tudo o que lê ou ouve, pois só assim você deixará sua casa mais elegante e do jeito que queria!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário