O que fazer com a insatisfação de um cliente?

O que fazer com a insatisfação de um cliente?

Se você é lojista, certamente já se deparou inúmeras vezes com reclamações e teve que lidar com a insatisfação de um cliente. Sim, é uma situação muito desagradável, mas nessas horas é fundamental manter a calma e saber agir rapidamente. Primeiramente você deve entender que por mais que você ofereça produtos de qualidade, tenha em sua loja vendedores altamente qualificados, você estará sempre sujeito a imprevistos e a grande questão é aprender a contorná-los.
insatisfação de um cliente 
Mas como agir quando as coisas fogem do controle e não saem como planejadas?  O que fazer com a insatisfação de um cliente e garantir que ele continue confiando na sua marca?
Hoje vamos apresentar uma seleção incrível de dicas para lidar com a insatisfação de um cliente: atitudes assertivas que servirão para manter a imagem e reputação da sua loja intactas.
 

3 dicas para lidar com a insatisfação de um cliente

1. Ouça o cliente com atenção e evite discussões

O que fazer com a insatisfação de um cliente? 
Por mais que seja difícil receber uma crítica, não revidar uma provocação ou saber ouvir o cliente que se exalta com facilidade, você deve tentar acalmar os ânimos para não criar um clima desagradável dentro da loja.
O ideal é respirar fundo, escutar o que o cliente tem a dizer com atenção e tentar estabelecer um diálogo de forma amigável. Ofereça a chance do cliente se expressar e se posicione de forma profissional para entender o problema apresentado. 
 

2. Não leve para o lado pessoal ou generalize

Nem sempre a insatisfação de um cliente é infundada, não é verdade? Às vezes ele tem toda razão de se irritar com o tempo de espera na fila, com a demora para obter uma resposta ou receber o auxílio de um vendedor para efetuar uma troca.
Assim, você deve ser capaz de separar as coisas e nunca levar para o lado pessoal. Não se sinta perseguido pelo cliente! Se o problema for da loja, encontre a melhor solução. Se for simplesmente mau humor, tente fazer o cliente relaxar sem forçar a barra.
 

3. Se mostre prestativo e inspire confiança

O que fazer com a insatisfação de um cliente? 
Ao lidar com a insatisfação de um cliente evite ao máximo entrar em conflito e dar justificativas falsas. Pelo contrário, assuma os erros, demonstre disposição em ajudar e seja acima de tudo empático em suas colocações. Tendo uma postura madura e confiante, sabendo argumentar com total segurança, você pode despertar no consumidor a vontade de se comunicar de uma forma mais gentil, cordial ou digamos, menos raivosa. 

No mais, se mostre prestativo, tire dúvidas, seja ágil na resolução do problema, cumpra com as promessas dentro do tempo determinado para converter a insatisfação de um cliente em uma experiência memorável. Durante a conversa, ofereça uma água, um café e peça sugestões de melhorias. Crie sintonia com o consumidor e mostre que a sua opinião é relevante. Afinal, ele é uma "peça” essencial para o sucesso do seu negócio! 

Use essas dicas no dia a dia e supere as expectativas dos clientes da sua loja. Você vai se surpreender com os resultados!
 
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