Comissão de vendas: 5 tipos e como escolher a melhor

A comissão de vendas é adotada por muitas lojas do varejo para criar um estímulo a mais para os profissionais se empenharem ao máximo em suas atividades e com isso fecharem um número maior de vendas.

Comissão de vendas: 5 tipos e como escolher a melhor 

Acontece que ao mesmo tempo em que a prática serve de incentivo, ela pode se tornar um grande problema para os lojistas, sobretudo quando o processo se dá de forma aleatória, sem nenhum planejamento.

Se você está perdido e não sabe ao certo o que fazer em relação à comissão de vendas dos seus colaboradores, então chegou o momento de você entender um pouco mais sobre esse assunto.

Por que a comissão de vendas é tão importante?

Comissão de vendas: 5 tipos e como escolher a melhor
 

Vendedores que não recebem um extra pelas vendas realizadas no mês costumam ficar desmotivados e acabam não sendo tão comprometidos com suas metas quanto poderiam.

Além disso, a ausência de comissão de vendas faz com que o time não se sinta incentivado e valorizado, o que impacta no aumento da rotatividade e nos gastos da empresa.
 
Dessa forma, é importante entender: comissionar vendedores é uma via de mão dupla, gera benefícios para ambos os lados, tanto para o empregado quanto para o empregador.

Veja como escolher a melhor comissão de vendas para a sua loja de decoração!

Percentual sobre o valor de cada venda realizada

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Essa modalidade de comissão de vendas é uma das mais utilizadas no varejo, pois além de ser de fácil implantação, envolve um percentual fixo que torna o controle dos gastos mais efetivo.

Aqui o cálculo é fácil de entender e cria total transparência com os vendedores da sua loja, já que facilita o entendimento de qual valor exato será adicionado ao salário mensal de cada colaborador.

No entanto, a comissão de vendas com percentual fixo pode não ser a mais apropriada para lojas de decoração que trabalham com produtos de alto valor ou que possuam pequena margem de lucro, por exemplo.

Comissão baseada na margem de lucro

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Ao considerar a lucratividade da loja para calcular comissão de vendas, o lojista consegue definir com exatidão o valor que pode oferecer, sem que isso abale a saúde financeira do negócio.

Nesse tipo de comissão, a remuneração extra a ser adicionada aos rendimentos de cada colaborador também é fixada por cada venda efetuada, porém o cálculo é realizado com base na margem de lucro e não sobre o valor de venda de cada item.

Portanto, a comissão de vendas da loja, nesse caso, costuma variar na mesma proporção que a lucratividade reconhecida e comprovada em cada período (mês).

Comissão pelo desempenho da equipe

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Se o seu objetivo for, além de dar uma movimentada nas vendas através do incentivo, criar meios de deixar a equipe de vendas o mais integrada possível, o caminho é: criar uma comissão de vendas pelo desempenho do time de vendas.

Nesse tipo de comissão é determinado um percentual sobre todo o volume de vendas realizado pela equipe, que posteriormente será dividido igualmente entre os vendedores da loja.

Mas vale lembrar que é preciso ser justo ao aplicar esse modelo, tendo um time equilibrado e de alto desempenho. Caso contrário, muitos colaboradores que não se esforçam tanto vão se aproveitar daqueles que trabalham com total dedicação.

Fique de olho, pois isso pode gerar revolta e contribuir para que bons vendedores deixem a sua loja!

Comissão progressiva

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Existe ainda uma possibilidade muito interessante de comissão de vendas para oferecer aos colaboradores da loja e melhorar seu desempenho: o modelo de comissão progressiva.

Nesse tipo de comissão o intuito é estabelecer um percentual cada vez maior à medida que certas metas forem sendo alcançadas. Entretanto, é importante elaborar metas que estejam de acordo com a realidade do negócio e do mercado. 

Caso contrário, os vendedores da sua loja poderão se sentir desmotivados pela dificuldade de conseguir atingir metas superdimensionadas, por exemplo.

Outro ponto importante é que a progressão da comissão deve ser sempre baseada nos lucros gerados, não extrapolando os limites do orçamento, evitando assim prejuízos para o negócio.

Premiação por rendimento

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A premiação é uma forma excelente de incentivar os vendedores de uma loja de decoração e pode ser combinada com as modalidades de comissão de vendas descritas acima, levando em conta suas características.

Nas comissões fixas, por exemplo, você pode oferecer uma viagem por ano para o vendedor que se destacou e demonstrou a melhor evolução dos últimos tempos.

Porém, se o tipo de comissão for por desempenho do time de vendas, torna-se mais viável realizar um sorteio entre os funcionários. Pode ser um kit com produtos da loja, um curso de aperfeiçoamento na área e por aí vai. As possibilidades são infinitas!

Agora que você já está por dentro de alguns tipos de comissão de vendas, avalie cada modelo existente, faça a escolha mais apropriada para o seu negócio e mantenha sua equipe sempre motivada!
 
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