Como calcular comissão de vendas em loja de decoração

Aprender como calcular comissão de vendas dos funcionários é um ponto muito importante para lojas do ramo de decoração que desejam melhorar seu faturamento e a performance da sua equipe por meio do incentivo.

Mas ainda existem alguns entraves envolvendo essa questão, principalmente quando nos referimos à forma ideal (aquela mais adequada para cada modelo de negócio) da disponibilização desse tipo de remuneração.

Você ainda não planejou um sistema padrão de comissão para a sua loja?

Então chegou a hora de adotar essa prática para motivar seus colaboradores e mantê-los dispostos a fechar boas vendas!

Confira as formas de comissionamento mais eficazes para lojas de decoração:

como calcular comissão de vendas

Comissão por venda

A comissão por venda efetuada é a forma mais utilizada pelos lojistas. Ela oferece um percentual fixo que pode ser repassado assim que o cliente efetua a compra ou ser adicionado ao salário mensal do vendedor.

A grande vantagem desse modelo é a sua praticidade e facilidade de implementação, uma vez que os valores não oscilam e o lojista pode ter o total controle do que está comissionando.

Comissão por faturamento

Esse tipo de comissão é calculado com base no faturamento do mês anterior da loja (sem a retirada de custos).

Exemplo: se a sua loja vendeu o equivalente a R$50.000,00 e a comissão do vendedor é de 0,5%, o mesmo terá direito ao valor de R$ 250,00.

Para estimular ainda mais a equipe de vendas, você pode determinar qual deve ser o faturamento para que ocorra a concessão do benefício.

Comissão por margem de lucro

Ao levar em consideração a lucratividade da sua loja de decoração ao definir a comissão de vendas, o lojista consegue saber exatamente o que pode oferecer a seus vendedores, sem que isso afete a saúde do seu negócio.

Nesse tipo de comissão, a remuneração extra também é fixada por cada venda realizada, porém o cálculo é feito sobre a margem de lucro e não sobre o valor de venda dos produtos.

Comissão por recebimento

Esse modelo de comissão é indicado para lojas de decoração que vendem a prazo e recebem os valores de maneira parcelada. É diferente da comissão por faturamento, a qual é concedida pelo montante vendido (arrecadado ou não).

No caso de comissão por recebimento, o valor só é repassado para os vendedores após o dinheiro entrar em caixa, o que ajuda até mesmo no seu gerenciamento.

Outra grande vantagem é o estímulo a mais para que os funcionários se empenhem em efetuar vendas a vista.

Benefícios por rendimento

Além de saber como calcular a comissão de vendas da sua equipe, é importante disponibilizar outros benefícios para aqueles que se destacam, os funcionários mais engajados e que mais evoluíram ao longo do tempo.

Portanto, tente utilizar outras formas de incentivo além do dinheiro: ofereça viagens, hospedagens, cursos, brindes e produtos da própria loja.

Por fim, deixe bem claro como seus vendedores serão premiados e comissionados, estabeleça regras e metas, especifique o tipo de comissão e atualize os funcionários quanto às mudanças que podem ocorrer ao longo do processo.

Agora que você já sabe como calcular a comissão de vendas, avalie cada modelo e faça a escolha perfeita para a sua loja de decoração!

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