Como criar promoções fora de datas comemorativas

Manter um faturamento razoável e constante o ano todo é um grande desafio para os lojistas, principalmente nos períodos entre as datas comemorativas, onde ocorre uma baixa considerável nas vendas. Mas, ainda assim, se e o lojista for esperto e fizer um planejamento prévio, esta pode ser a oportunidade perfeita para criar promoções, atrair novos clientes e dar uma turbinada nas vendas.

Quer saber como criar promoções fora de datas comemorativas?



Confira as finanças


Não se pode planejar uma ação promocional, se esta ação for gerar um custo maior do que o valor estimado de faturamento e lucro, se for dar prejuízo e desequilibrar as finanças da empresa. Antes de pôr em prática quaisquer ações, é fundamental analisar as finanças para confirmar se é viável (dentro daquele período), sua execução.

Determine o objetivo


Por exemplo, a promoção pode ser feita para lançar um novo produto, para incentivar a venda de produtos encalhados, liquidar e queimar estoque ou simplesmente ser direcionada para determinado perfil de clientes.

Ao efetuar promoções também é possível atender a outras necessidades do negócio, como atualizar/ampliar o cadastro de clientes, pesquisar aspectos importantes sobre o consumo dos produtos, demonstrar como usá-los, entre outras coisas.

Defina o tipo de promoção


Definido o objetivo, o passo seguinte é escolher o tipo de promoção mais adequada para aquela região, público e canal de distribuição. As técnicas promocionais são bastante variadas e as mais usadas são: sorteios, descontos, prazos especiais e vale-brindes, mas isso não significa que você não possa usar sua criatividade e criar novas alternativas.

Defina o mecanismo


Uma vez escolhida a técnica, é preciso definir o que o cliente precisa fazer para conquistar o benefício. O mecanismo deve ser o mais simples e claro possível, como: ?Leve 3 pague 2?, ?A partir da quinta compra, ganhe um brinde?, ?Se a compra for acima de R$ 200,00, ganhe 10% de desconto?, entre outros.

Você pode também optar em fazer uma promoção solidária. Que tal aproveitar para fazer o bem? Escolha uma instituição (pode ser um abrigo para crianças) e crie uma promoção vinculada a uma doação. Por exemplo: quem doar um brinquedo terá 15% de desconto em qualquer compra efetuada dentro de um prazo estabelecido. Pode ser campanha de alimentos, brinquedos, produtos de higiene pessoal, agasalho...

Informe a equipe


Para que a ação promocional fora das datas comemorativas alcance um bom resultado, a equipe de vendas deve ser informada sobre a campanha antes de ser divulgada para o público. Eles devem conhecer bem os detalhes e estar prontos para orientar e incentivar os clientes a participar.

Comunique a promoção


Toda promoção deve ser comunicada ao público. Para isso, é necessário estabelecer as formas de comunicação ou se puder contrate uma empresa especializada e que tenham larga experiência na criação e veiculação de campanhas para o perfil de um público específico e demandas de mercado. As redes sociais têm sido muito importantes nesse processo.

Capriche no planejamento da ação promocional e aumente o faturamento da sua loja!

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