Como lidar com clientes que dizem não

Muitos clientes entram em uma loja e têm dificuldades para efetuar uma compra, começam a fazer uma série de objeções e saem da loja sem levar absolutamente nada.

Alguns acham os preços caros, outros não se sentem satisfeitos com as condições de pagamento ou simplesmente se decepcionam com o atendimento que lhes é prestado.

Em boa parte das vezes, os vendedores levam para lado pessoal, vêem esse tipo de situação como uma mera implicância e se sentem profundamente ofendidos.

É lógico que nem sempre é fácil lidar com o público, existem sim clientes difíceis, que põem defeito em tudo, são mal humorados e exigentes além da conta.

Mas não será esse o grande desafio para os vendedores?

clientes que dizem não

Saber contornar as mais diversas situações e aprender a lidar com clientes que dizem não

Veja algumas atitudes simples que podem fazer você virar o jogo, conquistar a confiança dos clientes e ser um campeão de vendas:

  • Investigue o motivo do não. Faça perguntas abertas para descobrir o que tem por traz da objeção do cliente, ou seja, a razão pela qual está tendo dificuldades em efetuar determinada compra;
  • Para isso, preste muito atenção na sua fala. Talvez ele só precise de um tempo a mais para pensar e analisar sua proposta. Portanto, pergunte, ouça e procure argumentar no momento mais oportuno;
  • O preço é o campeão das objeções, não é mesmo? Então quando o cliente afirmar que determinado produto está caro, você pode: se certificar se é possível oferecer desconto à vista, esclarecer que a compra pode ser realizada com um número maior de parcelas e é claro, enaltecer as qualidades e durabilidade dos itens da loja;
  • Não entre em conflito com os clientes que dizem não. Ao contrário, utilize palavras de empatia, colocando-se no lugar deles. Essa postura pode fazer com que você os conquiste e eles recuem, mudando de ideia em relação a compra;
  • Passe serenidade para o cliente. Esse é um ponto muito importante: você deve criar uma sintonia com o cliente. Mantenha um tom de voz suave e passe confiança na hora de argumentar. Olho nos olhos sempre!
  • Ao se deparar com clientes que dizem não, peça permissão para apresentar seus argumentos, destacar o diferencial dos produtos que talvez despertem seu interesse, sanar dúvidas e de que forma você pode atender as suas necessidades;
  • Tenha cartas na manga para fortalecer sua argumentação. Antes mesmo de iniciar uma negociação, elabore alternativas que sirvam de elemento-surpresa no momento de lidar com o não. Ou seja: não entregue logo de cara todos os benefícios e vantagens dos produtos que estão na mira do cliente;
  • Saiba a hora de parar. Se você já usou todos os argumentos que pôde e ainda sim percebeu que o cliente não vai comprar, não insista. Diga apenas que se ele mudar de ideai, vai estar sempre a sua disposição quando precisar.
  • Ofereça cartões da loja com o seu nome para clientes que dizem não e, se possível, faça uma breve anotação sobre os produtos que ele demonstrou algum tipo de interesse (inclusive o valor). Assim ficará muito mais fácil ele se lembrar de você!

Agora você se sente mais preparado para lidar com clientes que dizem não? Ponha essas dicas em prática e depois venha nos contar como foi a experiência!

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