Como vender mais sem ser chato?

Você já parou para pensar que quando você adota a mesma abordagem com os clientes (repetidas vezes) na tentativa de obter resultados diferentes, você pode ser considerado pelos mesmos uma pessoa insistente?

Pois é, esse é um grande dilema para os vendedores: como vender mais sem ser chato e insistente?

Esse dilema é mesmo comum na área de vendas, sobretudo no varejo. É comum alguns clientes não ficarem satisfeitos com o tipo de abordagem/atendimento e sair correndo da loja sem levar nenhum produto sequer.

O mesmo acontece quando você liga várias vezes para o mesmo cliente e ele diz: ?Por gentileza, não me ligue mais, qualquer coisa eu retorno a ligação para você?.

Isso pode ser um indício de que a pessoa está se sentindo pressionada! Mas como evitar esse tipo de situação?

Veja as dicas de como vender mais sem ser chato!



Saiba a hora de falar e de silenciar


Não seja inconveniente!

Existem vendedores que tem o péssimo hábito de falar sem parar, não dando a oportunidade ao cliente de compreender o que está sendo falado e nem de tirar suas dúvidas.

Acredite: esse comportamento pode ser prejudicial para fechar boas vendas, mas também não significa que o vendedor tenha que ficar mudo, esperando que o cliente tome a iniciativa de procurá-lo.

Por isso, para não ter erro, é preciso achar um ponto de equilíbrio, emitindo opiniões apenas quando lhe for solicitado e procurar responder os questionamentos do cliente no momento mais oportuno.

O ideal é agir e se comunicar de forma clara e objetiva com o cliente, evitando excessos!

Não empurre qualquer produto para o cliente


Foque na necessidade que ele tem!

Outro grande erro que os vendedores cometem é simplesmente abordar o cliente e falar apenas sobre os produtos, suas características e vantagens. Sabe por quê?

Na correria do dia a dia é muito comum que as pessoas não tenham tempo pra desabafar e serem acolhidas do modo que gostariam.

Sim, quando entram em uma loja, elas estão dispostas a comprar, mas desejam também perceber que quem está ali se sente preocupado com ela e não apenas está interessado em empurrar um produto sem que tenha significado e importância para elas.

Portanto, para não causar má impressão e vender mais sem ser chato, você precisa ser atencioso com a pessoa que está a sua frente e procurar entender a sua real necessidade.

Ela precisa sentir que realmente vale à pena adquirir determinado produto!

Nunca pressione o cliente


Dê a ele o tempo necessário para fazer suas escolhas!

Vender é um processo contínuo de conquista e convencimento, nunca de pressão. Quanto mais um cliente for pressionado, mais ele vai acreditar que você é capaz de fazer qualquer coisa para fechar uma venda.

E sabe qual é a consequência disso? Ele irá fugir de você e todo o seu esforço irá por água a baixo!

Por isso seja cauteloso e evite pressionar seu cliente: dê a ele o tempo necessário de fazer suas escolhas!

Se você é um iniciante em vendas ou um veterano que não está sabendo muito bem como vender mais sem ser chato, chegou a hora de repensar suas atitudes e mudar a sua postura, não é mesmo?

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