Descubra o perfil dos seus clientes e acerte nas vendas!

Entender quem é o seu cliente é uma estratégia de negócio que faz toda a diferença, pois saber com quem você lida e ter o perfil dos seus clientes traçado possibilitará que você elabore boas ações de vendas, assim como lhe dará a oportunidade de saber se os produtos que você trabalha estão em comunicação com o desejo dos seus consumidores.

O resultado de um bom estudo sobre o perfil de quem consome na sua loja será um aumento de vendas e uma boa comunicação entre loja e cliente. Afinal, você vai saber exatamente com quem está falando e o que eles esperam do seu produto.

Porém, por mais que saber o perfil dos clientes seja algo importante, não é todo lojista que possui uma base de dados com informações importantes.

O segredo é não perder tempo e o quanto antes levantar os dados referentes ao seu público.

Hoje daremos dicas importantes para ajudar na hora descobrir o perfil dos seus clientes.


Ouça o seu cliente


Tendo como objetivo traçar o perfil dos seus consumidores, é hora de começar a levantar os dados.

Há diversas formas de fazer o levantamento de informações para elaborar os perfis dos seus clientes. Com este objetivo em mente, é possível catalogar informações com o próprio diálogo dentro da loja. Porém, é importante frisar que esta não é a forma ideal de definir o perfil dos seus clientes, mas sim uma forma de complementar as informações que serão obtidas por outros meios (que trataremos a seguir).

Separe um bloco de notas e escute o seu cliente. Anote as possíveis reclamações, os pedidos, os conselhos e também os elogios. Toda informação é bem-vinda, então catalogue tudo.

Levantamento de dados na própria loja


Se você tem uma loja física, uma forma interessante de levantar os dados sobre os seus clientes é com respostas a formulários dentro da própria loja. Deixe próximo ao caixa e na hora da finalização da venda, peça gentilmente para que o seu cliente responda ao formulário.

Para esse tipo de abordagem é interessante dar algo em troca da participação do seu cliente, pois pessoas motivadas preencherão com uma maior boa vontade o questionário. Pode ser um pequeno desconto em uma próxima compra ou mesmo um brinde (quem não gosta de ganhar algo, não é mesmo)?

Levantamento de dados por e-mail


Se você já possui uma pequena base de dados sobre os seus clientes (ou possui loja virtual), uma forma interessante de conseguir informações é através do e-mail. Basta enviar um formulário para os e-mails cadastrados.

Para essa alternativa também é interessante dar algo em troca da participação, porém, para estes casos, é mais interessante o desconto do que o brinde, já que ele não poderá ser entregue pessoalmente na finalização das respostas.

Se você ainda não possui os e-mails dos seus clientes, está ai uma oportunidade de começar a base de dados: com a sua pesquisa sobre o perfil do seu público ? porém a pesquisa na loja física.

Levantamento de dados por telefone


As pesquisas por telefone podem ser um pouco antiquadas e inconvenientes, pois exigem que a pessoa responda no ato da ligação. Apele para esta alternativa apenas em último caso, já que as duas opções anteriores dão uma maior flexibilidade ao cliente (ele pode levar o formulário para casa e na outra opção, responder o e-mail quando tiver tempo livre).

Dados interessantes para definir o perfil dos seus clientes


Abaixo algumas sugestões de perguntas no formulário de pesquisa sobre perfil do seu público:

  • Nome

  • E-mail

  • Telefone

  • Estado civil

  • Profissão

  • Escolaridade

  • Faz compras na internet?

  • Qual a sua faixa etária?

  • Qual a sua renda anual?

  • Quando você adquire um produto?

  • Como você definiria o seu estilo?

  • Você gostaria de receber e-mails com promoções da loja?

  • Você costuma comprar objetos de decoração com que frequência?

  • Qual o principal motivo que leva você mudar a decoração da sua casa?

  • Você se considera uma pessoa antenada com tendências de decoração?

  • Com que frequência você visita a nossa loja?

  • O que você gosta de fazer no seu tempo livre?


A partir destas respostas, você conseguirá juntar os dados e fazer um cruzamento de informações para ver qual o perfil médio do seu consumidor, assim como perfis distintos, por faixa etária, por exemplo.

Com o perfil (ou perfis) definido, você conseguirá ter uma comunicação mais efetiva com o seu cliente, assim como terá mais facilidade para selecionar os produtos que irá comercializar e também as promoções que serão mais efetivas para o seu estabelecimento.

Nunca deixe para depois a pesquisa sobre o perfil do seu cliente, pois esse tipo de informação é vital para o sucesso do seu negócio!

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