Empreendedores: saibam como abrir uma loja pequena

O sonho de uma grande parcela da população brasileira é abrir seu próprio negócio, no entanto a realização desse sonho exige do aspirante a empreendedor um planejamento prévio e muita dedicação para comprovar sua viabilidade.

Muitos desses brasileiros ávidos por alcançar sua independência financeira e tirar seu sonho do papel, optam inicialmente por abrir uma empresa de pequeno porte, para garantir uma margem mínima de segurança e não meter os pés pelas mãos.

Além disso, nem sempre os recursos financeiros são suficientes para que possam abraçar projetos maiores sem que tenham preparo e experiência para isso.

Em meio a tantas possibilidades, existe um interesse muito grande em abrir uma loja pequena, em um ponto comercial favorável, onde seja possível alcançar os resultados almejados.

Esse é o seu caso?  Saiba agora como tornar seu sonho realidade!

Empreendedores: saibam como abrir uma loja pequena



A ideia


Você decidiu que quer abrir uma loja, mas ainda não tem uma ideia formada a respeito do segmento de novo empreendimento. Então, a primeira coisa a se saber é que uma boa ideia pode surgir de um hobby, de uma necessidade de mercado identificada no seu bairro ou cidade ou até mesmo pela própria área de formação a qual você tem dedicado a sua vida nos últimos anos.

Caso você esteja em dúvida, não tenha pressa, procure estudar as possibilidades com calma, pois esse é um passo muito importante antes de tirar o sonho do papel e torná-lo realidade: identificar o tipo de negócio a ser montado.

A viabilidade do negócio


Você refletiu bastante e finalmente decidiu pelo segmento da loja que pretende abrir, agora chegou o momento de buscar informações a respeito e não há forma melhor de fazer isso do que realizar uma pesquisa de mercado para entender as necessidades do seu público e apreender os pontos fracos e fortes de seus concorrentes, entre outras coisas.

Feito isso, você conseguirá ter a dimensão do ramo em que deseja atuar e irá confirmar a viabilidade desse novo negócio.

Local e estrutura para abertura da loja


Pronto, você decidiu pelo segmento, fez pesquisa de mercado e comprovou a viabilidade do negócio, ótimo! Agora você precisa procurar um local apropriado e planejar a estrutura do negócio.

Para tanto, você tem que pôr no papel tudo que irá precisar desde produtos, balcão de atendimento e todo tipo de mobília que seja necessária para montagem da loja.

Conte com a ajuda de um profissional para fazer o projeto de acordo com seus interesses, para que a loja tenha haver com você, sua personalidade e seja estruturalmente atrativa para o público.

Como abrir a loja?


Você encontrou o local ideal e já tem o projeto da estrutura do negócio, muito bom! Agora não vê a hora de abrir sua loja, não é mesmo?

Veja as recomendações mais importantes para abrir uma pequena loja:

  • Procurar ajuda do SEBRAE para obter orientações precisas sobre o tipo de negócio;

  • Buscar conhecimentos de gestão por meio de cursos na área;

  • Contar com a ajuda de um advogado para elaborar o Contrato Social da empresa;

  • Contratar um contador para auxiliar você no processo de legalização, já que precisará obter seu CNPJ, licença da prefeitura e em alguns casos o alvará do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária, dentre outras coisas.


Agora você se sente mais confiante para abrir uma pequena loja? Conte pra gente quais são seus planos!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário