Erros no atendimento ao cliente em sua loja e como fazer para solucioná-los

Infelizmente é muito comum se deparar com algum tipo de problema ou vivenciar experiências desagradáveis no momento de efetuar uma compra. 
 
Quem nunca passou por isso na vida?
 
E geralmente os erros no atendimento ao cliente são os mais apontados pelos consumidores, que acabam perdendo o respeito e confiança nas lojas. Então buscam outras referências, outras marcas...
 
Erros no atendimento ao cliente em sua loja
 
Falta de empatia, dificuldade de ouvir e buscar soluções são apenas alguns aspectos que apontam falta de treinamento adequado da equipe de vendas e demais funcionários.
 
Confira quais são os erros no atendimento mais comuns e como fazer para solucioná-los, livrar-se deles de uma vez por todas!
 

Mentir para o cliente

Não ache que é fácil enganar um cliente. O consumidor atual é muito observador e consegue captar quando o vendedor está mentindo, tentando a todo custo empurrar um produto somente para fechar uma venda.
 
Respeite a inteligência do consumidor, procure falar a verdade, seja sucinto ao descrever as características do produto e jamais prometa o que você não pode cumprir.
 

Falar mal dos concorrentes

Esse é mais um dos erros no atendimento ao cliente comum em lojas dos mais variados segmentos: perder tempo falando mal dos concorrentes. Além de causar uma má impressão, demonstra que você não é nem um pouco seguro.
 
Na hora de atender o consumidor que entra na sua loja esqueça a concorrência e se concentre apenas em falar sobre as qualidades, diferenciais, vantagens de seus produtos. Preze pela reputação da sua marca!
 

Brigar/discutir com o cliente

Erros no atendimento ao cliente em sua loja
 
Por mais que o cliente não tenha razão, entrar em uma discussão com ele é uma das piores atitudes que você pode ter. Afinal, você não está ali para entrar em conflito e sim para contornar situações e focar nas vendas.
 
Então saiba ouvir, receba as críticas de uma forma natural, argumente de forma gentil, seja empático e tente achar as melhores soluções para os problemas apresentados por cada consumidor.

Não se preocupar com o pós-venda

Aos atrair novos clientes para o seu PDV é importante se colocar a disposição para receber feedbacks, tirar dúvidas e possibilitar compras futuras, mas nem todo lojista se preocupa com o pós-venda.
 
Se diferencie dos seus concorrentes: entre em contato com os clientes que efetuam compras em sua loja, demonstre boa vontade em realizar trocas, acolha sugestões e avalie continuamente a receptividade e o grau de satisfação dos mesmos.
 
Agora não tem porque cometer mais esses erros em sua loja, não é mesmo? Fique atento a cada detalhe do atendimento e procure sempre conduzi-lo de forma exemplar!
 

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