Estoque de segurança: o que é e por que fazer?

Você está cansado de perder vendas por falta de produtos em estoque? Então chegou a hora de entender o que é e como calcular o estoque de segurança da sua loja para não ter mais prejuízos.
 
O estoque de segurança refere-se a quantidade mínima suficiente para o seu negócio operar de forma saudável. Sem esse controle é provável que você tenha que lidar com sérios problemas financeiros.

Quais são as vantagens de calcular o estoque de segurança?

estoque de segurança 

Saiba que existem diversas vantagens ao tornar rotineiro o cálculo de estoque de segurança. Por exemplo, não ficar sem produto de alto giro, evitar compras emergenciais (mais caras) e garantir que o fluxo de vendas ocorra normalmente.

Além disso, é possível reduzir consideravelmente os custos de armazenagem, organizar melhor o espaço, evitar acúmulo de produtos encalhados e liberar recursos para investir em outras áreas do negócio.

O que levar em consideração antes de efetuar o cálculo do estoque de segurança?

estoque de segurança
 

Antes de realizar o cálculo do estoque de segurança você precisa se aprofundar em algumas questões. Primeiramente avaliar o histórico de vendas para entender a frequência de compras de cada produto.

A partir daí você deve fazer uma previsão realista para o próximo período com o objetivo de equilibrar o volume de vendas habitual e do estoque considerado ideal para a sua loja.

Se a demanda sofrer muita variação, é bom estabelecer uma quantidade acima do mínimo previsto. Para evitar que falte mercadorias também é importante estipular de forma correta os intervalos entre os pedidos de reposição.

Dica: priorize sempre os produtos de maior destaque e os mais desejados pelos clientes da sua loja. Assim, o retorno sobre o investimento empregado estará mais garantido.  

Como realizar o cálculo do estoque de segurança?

estoque de segurança
 

A fórmula é bem simples: Estoque de Segurança = média de vendas (diária) x tempo de entrega. Digamos que a sua loja venda em média 5 rolos de papel de parede do modelo X por dia e o tempo de entrega pelo fornecedor é de 2 dias.

Então o cálculo seria este: 5 x 2 = 10. Assim, você precisa ter 10 rolos de papel de parede do modelo X (no mínimo) armazenados. Qualquer quantidade abaixo disso você já corre o risco de ficar sem esse item e perder boas vendas.

Conta para gente: Você já realiza o cálculo do estoque de segurança em sua loja de decoração? Compartilhe com nossos leitores quais são as principais vantagens de efetuar esse controle.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário