O que fazer para evitar inadimplência em loja de papel de parede

Quando alguém abre um negócio e acorda cedo para garantir seu funcionamento, obviamente ele espera que os clientes valorizem o seu esforço e, sobretudo, honrem seus compromissos.

Mas quem trabalha com vendas sabe muito bem o quanto é difícil evitar que uma parcela dos compradores não cumpram com os prazos de pagamento ou o que é pior: deixem de pagar pelas compras que efetuaram.

Infelizmente a tão temida inadimplência está presente e faz parte da realidade de muitos lojistas e não seria diferente para quem trabalha com artigos de decoração.

Se você é proprietário de uma loja de papel de parede e não está sabendo lidar com esse tipo de situação, não se desespere, porque é possível sim tomar algumas medidas preventivas para garantir minimamente a saúde financeira do seu negócio.

Vamos às dicas: o que fazer para evitar inadimplência em loja de papel de parede

evitar inadimplência em loja

Faça o cadastro de clientes

Primeiramente, para evitar que a inadimplência seja um grande problema para seu negócio, procure fazer o cadastro de todos os clientes que compram com frequência em sua loja de papel de parede.

O cadastro deve ser realmente completo e conter informações como: dados pessoais, hábitos de consumo e últimas compras realizadas.

Assim é possível verificar atrasos ou o descumprimento no pagamento dos valores devidos, o que facilita e muito a concessão ou não de novo crédito ou de condições mais acessíveis de pagamento.

Seja consciente: emita sempre nota fiscal!

Por lei, o dono de qualquer comércio (por menor que seja) precisa emitir notas fiscais para que o valor seja declarado na cobrança de impostos e também para fazer valer os direitos dos consumidores.

Além disso, a nota fiscal pode ser uma grande aliada para que os donos de estabelecimentos tenha assegurado o direto de receber pelo que vendeu e poder, em caso de inadimplência, reivindicar os valores em juízo.

Para tanto, nas notas fiscais emitidas devem constar o nome completo e CPF do comprador. Caso contrário, não servirão de prova numa situação judicial.

Alerte o devedor antes que a dívida cresça

Se você constatar que os pagamentos não estão sido realizados dentro do prazo estabelecido, entre em contato com os clientes e procure saber o que está acontecendo.

Preze por uma abordagem cordial, não pressione ou cause constrangimento, pois isso pode dificultar e muito o pagamento da dívida pelo comprador.

Para facilitar a cobrança, siga os passos abaixo:

  • Envie uma mensagem para o devedor;
  • Bloqueie futuras compras até obter um retorno do comprador e/ou a dívida ser quitada;
  • Reúna as notas fiscais como prova;
  • Caso não haja resposta dentro de um tempo determinado, envie uma segunda e terceira notificação;
  • Se o cliente não pagar a dívida, entre com uma ação judicial.

Ofereça recompensas para quem está em dia com o pagamento

Como forma de evitar a inadimplência em sua loja de papel de parede, ofereça pequenas recompensas para os clientes que cumprem devidamente com os prazos de pagamento.

Essa pode ser uma forma de estimular compradores que tem o habito de atrasar parcelas, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de ser lembrado, receber cupons de desconto, brindes e quem sabe ter acesso antecipado a novos produtos?

Tente negociar sempre que possível

Muitos clientes inadimplentes estão cheios de dívidas, seja pela perda do emprego ou quaisquer situações emergências relacionadas a sua vida pessoal. E sabe o que eles mais querem? Uma oportunidade de negociação!

Se o seu cliente se mostrar disposto a cumprir com suas obrigações, talvez valha a pena abrir mão do pagamento de juros e multas, por exemplo. Ou até mesmo negociar outros valores para que ambas as partes se beneficiem e fiquem minimamente satisfeitas.

Mas caso não tenha jeito, a única opção para evitar inadimplência é recorrer à justiça!

Você já adota alguma dessas medidas para evitar inadimplência em loja de papel de parede? Deixe seu comentário!

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