Loja online ou loja física: o que vale mais a pena?

Hoje em dia, com o boom do comércio eletrônico, muitas pessoas se questionam o que é mais vantajoso: abrir uma loja online ou loja física? Ambos os modelos têm suas vantagens e desvantagens e a integração dos dois também é perfeitamente possível.

A verdade é que de qualquer forma, optando por um ou pelos dois modelos, o empreendedor sempre vai se deparar com grandes desafios para alcançar resultados positivos e o tão esperado sucesso. Disso não tem como fugir!

Loja online ou loja física: o que vale mais a pena? 

Se você ainda tem dúvidas de qual caminho seguir, hoje vamos te ajudar a escolher aquele que se encaixa melhor no seu perfil. Aqui você vai poder avaliar as características e necessidades especificas envolvidas em cada modelo.

Loja online ou loja física:  Afinal, em qual modelo de negócio investir?

Isso vai depender da sua intenção e de diversos fatores envolvidos. Talvez seus recursos financeiros atuais não permitam a abertura de uma loja física ou você deseje mesmo trabalhar em um negócio que te ofereça mais desafios. Ou ainda alimente o desejo de ter um contato mais próximo com seus clientes ou já tenha um conhecimento mais aprofundado no comércio online. O que você precisa fazer agora é avaliar ponto por ponto e ter consciência de seus reais objetivos. 
 

Vantagens e desvantagens de abrir uma loja física

A loja física é um modelo de negócio bastante promissor, pois exerce poder inquestionável sobre a atração, fidelização de clientes e o resultado das vendas. A prova disso é que 70% do público, entre 18 e 35, anos prefere comprar em loja física.

Os consumidores preferem ter contato direto com os produtos e vendedores na hora de negociar. Assim, podem ver de perto, tocar, experimentar o que desejam consumir, além de ter um atendimento presencial.

Outra questão para refletir: na loja física o cliente não tem custos extras com frete e isso acaba influenciando na hora da compra. Há pessoas que optam por se deslocar, a ter que pagar um a mais, em alguns casos, a diferença se iguala ao preço do produto. Por outro lado, a loja física demanda outros custos. 

Um fator determinante para loja física decolar é a sua localização. Nesse sentido, você terá que se preocupar em achar um lugar com movimento considerável, de fácil acesso e que seja seguro. Isso vai te exigir um pouco mais de dedicação e investimento.

Vantagens e desvantagens de abrir uma loja online

O modelo agrada os consumidores que preferem fazer comparações entre as marcas, escolher seus produtos preferidos e finalizar sua compra de forma simples e prática.

Trata-se de uma tendência que alia muitas vantagens para o perfil de consumidor moderno. Esse público está mais familiarizado com o ambiente virtual e sabe filtrar as informações que realmente interessam.

Em contrapartida, o contato com o cliente na loja online pode ser totalmente impessoal, gerando insegurança na hora da compra. Para evitar esse problema, é preciso estreitar esse relacionamento, qualificando o atendimento.

Outro ponto a considerar é que você precisa caprichar na descrição e nas fotos dos produtos para conquistar a confiança dos visitantes. Ter um site responsivo, de fácil navegação e que possibilite uma experiência de compra agradável é fundamental.

Quantos aos custos, já dá para saber que eles são menores do que de uma loja física. Porém, é preciso pagar um servidor, apostar em uma boa plataforma de hospedagem e investir em marketing digital para seu negócio engrenar.

Além de ter seu próprio negócio, seja loja online ou loja física, você pode ainda explorar outros canais de vendas no meio virtual, inserir sua marca e seus produtos nos mais renomados marketplaces do mercado

Outra opção é misturar os dois modelos de negócio. Se você já tem uma loja física e quer expandir as vendas, avalie a possibilidade de fazer a integração das lojas. 

Você já tem um desses modelos de negócios? O que te fez optar por um ou outro? Compartilhe sua experiência com nossos leitores. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário