Manual completo: como ter uma loja de sucesso

Montar e manter uma loja, não importa o segmento, tamanho ou investimento, nunca é um processo simples. Além de muita dedicação, é preciso ter paciência para que o negócio comece a engrenar e alcance o sucesso tão esperado.

Por isso, no artigo de hoje falaremos dos aspectos mais relevantes para que a sua loja conquiste um espaço no mercado e se mantenha em destaque por muito mais tempo.

Manual completo: como ter uma loja de sucesso



Estratégia de mercado


O posicionamento ou estratégia de mercado é um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer negócio. Como é o mercado no qual deseja atuar? Como você gostaria de ser lembrado? Onde estão as melhores oportunidades? Qual o público que você espera atingir?

Respondendo a essas perguntas você será capaz de identificar, por exemplo:

  • Se é melhor ter um comércio mais popular ou se é viável apostar em algo mais sofisticado;

  • Se vale mais a pena abrir uma loja em um ponto comercial na rua ou desenvolver um projeto para atuar dentro de um shopping;

  • Se é mais vantajoso abrir uma loja virtual ou é possível trabalhar com mais de uma modalidade.


Ambientação da loja


O ambiente da sua loja pode dizer muito sobre você e seu negócio, sabia? Ele é o principal elo entre aquilo que você deseja ser para seu cliente e tudo que ele pode pensar de você.

As cores da parede, a disposição dos produtos na vitrine e dentro da loja, a iluminação, o clima, a composição do mobiliário, tudo (absolutamente tudo) em seu ponto de venda pode lhe dar a ideia de como ter uma loja de sucesso.

Por isso, na hora de pensar no ambiente da sua loja, procure analisar a apresentação geral da loja, displays e luminárias, a sinalização e distribuição dos produtos, a sonorização e o equilíbrio das cores.

Além disso, pense na possibilidade de disponibilizar um espaço para descanso, pois há casos em que os clientes precisam permanecer mais tempo dentro da loja, principalmente quando vão realizar compras grandes.

Atendimento


De nada adianta ter uma excelente localização e proporcionar a seus clientes um ambiente confortável e acolhedor, quando você não consegue montar uma equipe de vendas eficiente para atender adequadamente seu público.

Portanto, para sua loja se destacar das demais e fazer sucesso, você precisa contratar profissionais que vistam a camisa da empresa e estejam dispostos a oferecer aos clientes um atendimento de primeira, que os faça se sentir únicos.

Veja algumas dicas:

  • Criar um perfil do empregado desejado e uma descrição das atribuições;

  • Olhar para as pessoas que querem carreiras, não empregos;

  • Procurar em todos os lugares, não apenas pendurar uma placa na sua loja;

  • Contratar pessoas agradáveis e ??com atitudes positivas;

  • Oferecer treinamento para seus colaboradores.


Não desista!


Como todo o começo, talvez demore um pouco para você colher os frutos que irá plantar, mas isso não pode ser justificativa para você desistir, não é mesmo?

Ainda que existam muitos desafios e situações embaraçosas no meio do caminho, é preciso entender que pequenos avanços diários podem perfeitamente conduzir a sua loja ao sucesso. Para tanto, acreditar em si e no seu potencial é fundamental!

Gostou? Veja nossas outras dicas no blog e torne-se um revendedor de papel de parede de sucesso!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário