Metas de vendas: 6 dicas para definir na sua loja virtual

Abriu a sua loja virtual recentemente? Esse é o momento de estabelecer metas de vendas consistentes, avançar no negócio com foco e determinação para atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
 
Metas de vendas: 6 dicas para definir na sua loja virtual

Mas antes de colocar os grandes desafios que você terá pela frente no papel, é necessário analisar criteriosamente o cenário macro para não se perder em números e projeções mal feitas. 

Por onde começar a planejar as metas de vendas?

 Metas de vendas: 6 dicas para definir na sua loja virtual

Podemos dizer com toda certeza que não existe uma fórmula mágica para se criar metas de vendas, seja no ambiente virtual ou físico. O que se pode seguir são práticas que já trouxeram comprovadamente bons resultados para muitos negócios.
 
O primeiro passo é buscar o máximo de conhecimento do mercado onde se esta inserido, ou seja, o seu nicho de atuação. A partir desse estudo fica muito mais fácil se planejar. Além disso, suas metas de vendas podem ser trocadas ou melhoradas ao longo do tempo. Afinal, nesse comecinho é difícil acertar de primeira. Só a experiência fará você entender o seu negócio mais a fundo.
 

Veja as dicas que selecionamos para você começar a traçar as metas de vendas do seu negócio virtual

 Metas de vendas: 6 dicas para definir na sua loja virtual
 
1 – Tenha uma ampla visão do mercado. Entenda qual a taxa de crescimento do e-commerce no Brasil, a taxa de crescimento do setor de atuação, a previsão de expansão e os principais aspectos que podem influenciar a queda.
 
2 – Você pode obter as informações acima por meio de associações, internet, jornais, revistas eletrônicas, pesquisas, indicativos públicos, entre tanto outros. A partir dos dados coletados, analise o percentual de mercado que a sua loja virtual detém.
 
3 – Fique atento ao seu índice de vendas até o momento. Assim, será possível criar estimativas reais de crescimento para os próximos meses ou anos. Não se esqueça que as metas de vendas dependem de um bom planejamento.
 
4 – Avalie os investimentos realizados. Por exemplo: os recursos financeiros voltados para o marketing tem impactado em um alcance maior de consumidores e no aumento das vendas? O que deve ser mantido ou descartado?
 
5 – Outra dica que ajuda a criar metas de vendas é entender a sua capacidade de atender a demanda. Para isso, faça uma análise sobre prazos, avaliações de clientes e quantidade de vendas em relação ao número de visitantes em sua loja virtual.
 
6 – Como anda a previsão de crescimento do seu negócio? Desejar crescer é uma coisa óbvia, mas não se deve colocar como meta apenas "Quero crescer”, mas sim estabelecer um percentual de crescimento "Quero crescer 15% em seis meses”.
 
Para se definir metas de vendas é preciso estar de olho nos indicadores de vendas em sua loja virtual, que correspondem às métricas que ajudam a monitorar seu desempenho em determinado período. Caso identifique alguma dificuldade não prevista, fica mais fácil mudar as estratégias.  
 

Quais são os indicadores de venda mais relevantes para uma loja virtual?

Metas de vendas: 6 dicas para definir na sua loja virtual

Podemos citar os leads, usuários que tiveram contato com a sua marca e demonstraram certo interesse. Fizeram cadastro, chegaram a colocar itens no carrinho de compras. Também existe a taxa de conversão que pode ser classificada de várias maneiras. Pessoas que de fato realizaram uma compra ou até mesmo novos seguidores nas redes sociais.
O funil de vendas entra para a lista. Refere-se basicamente as etapas percorridas pelo cliente até a conclusão da compra. Que inclui a descoberta de uma necessidade até a decisão final. Além desses três indicadores, temos a taxa de abandono (em qualquer fase do funil de vendas), ticket médio (valor médio de compra por cliente), taxa de faturamento e lucratividade. 
Esse conteúdo foi útil para te ajudar a definir metas de vendas para sua loja virtual? Aproveite e leia mais artigos em nosso Blog que podem contribuir positivamente para o seu negócio!  

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário