Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja

Muitas vezes montar um orçamento para investir em estratégias de marketing digital é um verdadeiro desafio para gerentes e donos de loja. Mesmo aqueles que almejam crescimento, se esbarram com dificuldades para definir o valor adequado.

Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja

Para falar a verdade, muitos nem sequer cogitam separar recursos financeiros para essa área, que hoje é considerada uma das mais importantes para o alcance do público, captação de clientes e geração de vendas.

E você, acha que vale a pena investir em marketing digital ou considera isso como uma despesa desnecessária? Se estiver no time de quem acredita nos resultados positivos dessa ferramenta poderosa, esse artigo foi feito para você!

Como estabelecer um valor para investimento em marketing digital da sua loja

Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja

Para lojistas habituados a trabalhar com ações de marketing tradicionais, mas enxergam no marketing digital uma possibilidade de crescimento e consolidação de sua marca, definir um orçamento para esse fim parece mais complicado.

No começo é natural que surjam incertezas e receios, não é mesmo? Mas saiba que o segredo está em montar um orçamento que caiba no seu bolso e que atenda minimamente as suas necessidades.

Estude o histórico de vendas e defina uma meta de expansão

 Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja
 
Se você nunca investiu em marketing digital, é essencial que o primeiro orçamento a ser montado, seja internamente ou com a ajuda de uma empresa especializada, esteja alinhado com as expectativas e projeções de crescimento da sua marca.
 
Para tal, você deve mergulhar de cabeça no histórico de vendas dos meses anteriores e entender a realidade do seu negócio. Dessa forma, ficará mais fácil ter ideia de onde você deseja chegar, qual a sua meta de expansão dentro de um determinado período.
 

Calcule a margem de cada produto para entender quanto você pode de fato investir 

Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja 
 
Montar um orçamento de marketing para loja exige muita cautela para não culminar em perdas e prejuízos. Para conseguir evitá-los, você precisa saber a margem atribuída a cada produto que você comercializa.
 
Para chegar ao valor exato, também se faz necessário identificar o ticket médio por cliente e todas as despesas envolvidas no negócio: aluguel, salários, comissões, fornecedores e tantos outros.
 
O total observado indicará o valor ideal a ser investido para realizar cada venda. A diferença entre o custo e receita é justamente a margem por venda disponível que a sua loja terá para destinar a ações de marketing digital.
 

Defina objetivos para o orçamento de marketing

Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja 

Com o cruzamento das informações anteriores você será capaz de iniciar um planejamento que contemple campanhas de marketing digital com maior segurança, certo? Então, é chegada a hora de definir seus objetivos.
 
Você pretende aumentar o número de seguidores e o engajamento nas redes sociais? Captar potenciais clientes, alavancar as vendas, melhor posicionamento nas buscas do Google? Registre as metas pretendidas para nortear um plano de ação mais efetivo.
 

Crie um cronograma de investimento e teste os canais

Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja
 
O próximo passo para definir o orçamento de marketing digital é montar um plano de ação que esteja de acordo com a realidade do seu negócio para atingir os objetivos e impactar seu público-alvo.
 
Nessa etapa, criar um cronograma é essencial, bem como escolher e testar os canais mais promissores. Considere promoções, anúncios, conteúdo em blog, campanha no Facebook Ads e Google Adwords, email marketing, remarketing, entre outros.
 
O que mais preciso fazer? Organizar as demandas e fazer a distribuição da verba disponível de forma inteligente. Com o tempo, entendendo melhor os resultados, ficará mais fácil fazer isso, pode ter certeza.
 

Contrate uma agência ou profissional especializado

Orçamento de marketing digital: veja como definir os investimentos da sua loja 

 Talvez você não tenha uma equipe interna que possa te ajudar a planejar e colocar em práticas as ações de marketing digital. Nesse caso, a melhor solução é buscar o suporte de profissionais que entendem do assunto.
 
Ressaltamos aqui a necessidade de avaliar as finanças da sua loja. Você tem duas opções: firmar parceria com uma agência ou contratar freelancers especializados. Leve em conta o que for viável para o seu negócio.
 
De qualquer forma, não se esqueça: o valor a ser pago por esse serviço deve fazer parte do orçamento para investimento em campanhas/ações em marketing digital da sua loja.
 
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