Passo a passo para aplicar papel de parede

Você está pensando em renovar algum cômodo da sua casa com um belo papel de parede, mas não sabe ao certo como fazer a aplicação sem erro? Não se preocupe, não é tão difícil quanto parece! 
 
Passo a passo para aplicar papel de parede
 
Hoje vamos ensinar o passo a passo para aplicar papel de parede de forma simples e prática para deixar o visual do seu lar incrível e com um toque de charme irresistível. Temos certeza que você vai amar!
 

Materiais para aplicação do papel de parede

Passo a passo para aplicar papel de parede

 
Para aplicar o papel de parede você vai precisar contar com o auxílio de alguns utensílios e materiais. Veja o que você já tem em casa e compre os itens faltantes. Confira a lista:
- Escada
- Recipiente para diluir a cola (se o papel de parede não for autocolante)
- Lixa
- Fita métrica ou trena
- Rolo de pintura (novo e seco)
- Tesoura ou estilete afiado
- Espátula
- Pano seco e limpo
- Pano levemente úmido
- Esponja
- Cola de papel de parede em pó (se necessário)
 

Passo a passo para aplicar papel de parede em sua casa

Passo 1 – corrija imperfeições e remova os resíduos

Passo a passo para aplicar papel de parede 
 
Para que a aplicação do papel de parede fique perfeita o primeiro passo é deixar a parede pronta para receber o revestimento, certo? Então, se você notar imperfeições na superfície, use uma lixa para fazer a correção e aumentar a aderência do papel. 
 
Se precisar tape buracos com massa corrida. Em seguida, passe um pano úmido para remover o pó e outros resíduos, deixe a janela do cômodo aberta e espere secar totalmente.
 

Passo 2 – meça a superfície, defina o tamanho do papel e faça o corte

Passo a passo para aplicar papel de parede 

Para garantir o melhor aproveitamento do espaço e do papel de parede que será aplicado, meça toda a área, deixando uma sobra de 10 cm do teto e 10 cm do rodapé (uma margem de segurança). 
 
Se a parede tiver tomadas e/ou interruptores, não se esqueça de marcar essa medida também. Após fazer isso, corte o papel de parede escolhido de acordo com o espaço disponível e altura desejada. Use tesoura ou alicate, o que preferir.
 

Passo 3 – prepare a cola e passe em toda a extensão do papel de parede 

 Passo a passo para aplicar papel de parede
Agora que você já deixou a parede em boas condições para receber o papel de parede, mediu a área escolhida e cortou o material no tamanho apropriado, é hora de preparar a cola para aplicar o papel de parede.
 
Passo a passo para aplicar papel de parede
 
Misture o produto em pó com a quantidade de água sugerida na embalagem (siga a risca todas as instruções). Passe a cola em toda a extensão do papel de parede com o auxílio de um rolo de pintura médio. Se necessário, passe uma segunda mão.
 

Caso tenha optado por material autocolante, pule essa parte!

 Passo 4 – Aplique o papel de parede com muita atenção e cuidado

 Passo a passo para aplicar papel de parede

Agora é o momento crucial para conseguir um resultado perfeito na hora de aplicar o papel de parede dos sonhos (autocolante ou não). Então, comece o processo a partir do teto e aos poucos vá desenrolando até o chão. 
Conte com o auxílio de um pano seco para evitar dobras e bolhas e retire também o excesso de cola (se for o caso). Só tenha cuidado para que o material não se desloque e fique torto. Fica a dica: não tenha pressa!
 

Passo 5 – Elimine o excesso de papel e limpe as emendas

 Passo a passo para aplicar papel de parede
 
Para finalizar a aplicação, use a espátula para delimitar com firmeza o inicio e o fim do papel escolhido. Em seguida, passe o estilete e remova o excesso do material com as mãos. Só puxe se realmente tiver certeza que as áreas foram separadas, ok?
 
Feito isso, elimine as marcas de dedo e resquícios de cola com pano úmido para papeis de parede tradicionais e de TNT. Já para os vinílicos, prefira usar uma esponja nova e macia. Evite esfregar e faça movimentos leves!
 
Agora que você já sabe o passo a passo para aplicar papel de parede, acesse o site da Bucalo e conheça nossas coleções. Na Bucalo você vai encontrar muita variedade e se apaixonar por diversos modelos. Vale à pena conferir!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário