Perdas de estoque: descubra o que causa e como evitar

Se você atua no segmento varejista, certamente sabe que fazer uma boa gestão de estoque é fundamental não apenas para garantir um volume maior nas vendas, mas também evitar extravios e perdas de estoque, problemas comuns que afetam a lucratividade do negócio.

Perdas de estoque: descubra o que causa e como evitar 

As perdas de estoque podem ocorrer por diversos motivos, desde o momento do recebimento dos produtos até a movimentação no Ponto de Venda. Por isso, a prevenção é a melhor forma de diminuir os riscos e não comprometer os resultados da sua loja.

Quais são as principais causas de perdas de estoque?

Falhas no gerenciamento

Perdas de estoque: descubra o que causa e como evitar

Uma das primeiras razões para ocorrer perdas no estoque com certeza são as falhas cometidas na gestão de estoque, principalmente no registro de informações importantes como modelos, quantidade de produtos, volume de vendas, tipo de fornecedor, entre outros.

Como evitar: uma boa solução é investir em tecnologia, automatizar os processos da loja. Para isso, adquira um sistema de gestão integrado e torne as operações do dia a dia mais confiáveis e seguras. E de quebra aumente a produtividade do seu time. 

Furtos

Perdas de estoque: descubra o que causa e como evitar 

O furto também é um dos motivos mais comuns para perdas de estoque.  Essa ação pode ser cometida por funcionários ou pessoas desconhecidas. A maior parte dos furtos ocorre pela falta de segurança ou controle ineficiente de entrada e saída dos produtos.

Como evitar: tenha total controle sobre o acesso ao estoque e faça o monitoramento através de câmeras. Além disso, crie uma rotina rígida de registro de tudo que entra e sai da sua loja. Se possível, analise diariamente essas informações.

Avarias

Perdas de estoque: descubra o que causa e como evitar

Outro problema que resulta em perdas de estoque são os produtos que já entram na loja danificados ou que sofrem avarias pelo manuseio incorreto de fornecedores e funcionários.

Como evitar: efetue a conferência dos produtos assim que chegarem ao Ponto de Venda, ofereça aos funcionários mecanismos seguros para trabalhar e mantenha as prateleiras/armários do estoque em altura adequada.

Mesmo que eventualmente, perdas de estoque sempre vão ocorrer dentro de uma loja, mas agora você já sabe: existem formas de proteger seu negócio e evitar ao máximo que isso aconteça.

Não se esqueça: 

● Invista em um bom software de gestão para lojas;
● Restrinja o acesso ao estoque a funcionários  responsáveis pelo setor;
● Monitore o estoque por meio de câmeras de segurança;
● Acompanhe de perto o recebimento de produtos;
● Registre todas as informações sobre os produtos entregues e vendidos;
● Ofereça formas seguras de trabalho;
● Evite ao máximo deixar itens amontoados e o estoque desorganizado.
 
O que você faz para evitar as perdas de estoque em sua loja? Compartilhe sua experiência com os nossos leitores. 
 
Perdas de estoque: descubra o que causa e como evitar

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário