Planejamento de vendas: como organizar a sua loja para vender mais em 2020

Não é novidade para ninguém que fazer um bom planejamento de vendas é indispensável para qualquer tipo de negócio. Ainda mais quando as coisas não vão bem e algo precisa ser feito de imediato para reverter essa situação. Afinal, um planejamento de vendas bem elaborado, mesmo que simples, é capaz de nortear o caminho a ser seguido, bem como projetar o futuro da empresa passado certo período.
 
Planejamento de vendas: como organizar a sua loja para vender mais em 2020
 
Se você não está contente com os resultados que obteve no ano passado, certamente está em busca soluções para conseguir vender mais em 2020. É natural que isso gere uma grande preocupação, não é mesmo? Por isso, vamos ilustrar alguns pontos que precisam ser rigorosamente mapeados nesse começo de ano e que servirão de alicerce para mudanças de estratégias e tomadas de decisão na sua loja.
 

Tenha tempo para se planejar

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Ao trabalhar com o planejamento de vendas você precisa dispor de tempo e uma dose extra de paciência. Então a partir de hoje defina o tempo que você vai se dedicar a estudar o histórico da sua empresa nos últimos doze meses.
 
A partir da avaliação das informações colhidas, elimine as ações que não deram certo, mantenha aquelas que trouxeram resultados positivos e inclua outras que você julga serem relevantes e promissoras para o sucesso do seu negócio.
 

Defina objetivos e metas

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Um dos principais propósitos de um planejamento de vendas é definir onde se pretende chegar e os prazos para alcançar. Você deseja turbinar seus resultados por meio da aquisição de novos clientes?
 
Se esse for o seu objetivo, agora você precisa qualificar tal objetivo estipulando metas. Por exemplo: conquistar 20% de clientes a mais em um período de três meses e aumentar seu faturamento em 15%.
 

Tenha sempre em mente como medir tudo

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Ao definir seus objetivos e metas para 2020 e tornar seu planejamento de vendas efetivo, você deve ser capaz de medir os resultados lá na frente e, assim, ter maior controle sobre os processos e investimentos na área.

Por exemplo: quantos e-mails enviados trouxeram oportunidades para o seu negócio e se concretizaram em vendas? Em quais canais de comunicação você consegue ter maior retorno? Qual o custo médio de divulgação para atrair X clientes? 

Envolva sua equipe no planejamento 

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Além de você, com certeza ninguém saberá melhor do processo comercial envolvido no seu negócio do que seus vendedores, certo? Então envolver seus colaboradores no planejamento de vendas fará com que você tenhas vários feedbacks construtivos.

Você também vai aguçar o sentimento de pertencimento, que sem dúvida alguma é um fator motivador para o engajamento e comprometimento do time. Assim, ficará mais fácil atingir os objetivos da sua loja.

Conheça cada vez mais o mercado e outros fatores relevantes

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Estude sem parar o comportamento do consumidor, entenda a competitividade vinculada a seus produtos, como a sua concorrência opera, a aceitação dos preços trabalhados, sazonalidade de vendar, etc.

Tudo isso para conhecer os impactos positivos e negativos de suas estratégias e tentar mudar o rumo das coisas sempre que for necessário. Dar mais importância a esses aspectos vai ser crucial para organizar a sua loja e vender mais em 2020.

O que você achou desse conteúdo de como fazer um planejamento de vendas? Convidamos você a acompanhar nosso blog e redes sociais para ter mais informações e aprender a criar estratégias mais assertivas para o seu negócio!
 
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