Quer criar metas de vendas para sua loja? Saiba como!

Definir metas de vendas é uma crucial para qualquer loja. A partir destas, é possível definir qual o rumo a ser seguido pela empresa, o prazo disponível e  São as metas estabelecidas que definem a direção para qual a loja deve ir, o tempo que deve cumprir para isso e determinam qual a melhor direção para que o negócio tenha constante crescimento.

Para que esta estratégia surta efeito, a fixação das metas deve ser eficiente, clara e objetiva. A seguir, confira dicas essenciais para criar metas de vendas eficazes: 

 
 Estabeleça um cronograma de metas

As metas sempre devem ter data inicial e final determinadas. Caso contrário, elas tendem a ficar muito "soltas” ou flexíveis em excesso, podendo levar à procrastinação e até mesmo falta de motivação da equipe. Além disso, estabelecendo prazos, é possível mensurar com maior precisão o que foi alcançado e o que precisa ser alterado.
 


Aplique a técnica conhecida como "SMART”


A técnica SMART consiste em tornar as metas mais do que desejos, em algo possível e mensurável. Cada letra da palavra SMART consiste em uma diretriz, que são:

Specific (específicas): simples, são específicas quanto ao objetivo;
Measurable (mensuráveis): podem ser avaliadas para concluir se as metas foram ou não atingidas;
Attainable (alcançáveis): devem ser atingíveis, que possam se tornar realidade;
Relevant (Relevantes): as metas devem ter sentido para a empresa;
Time-bound (Temporais): é preciso determinar um prazo para o seu cumprimento.


Conceda bônus e gratificações


De nada adianta criar metas de vendas excelentes sem focar também em motivar os funcionários, que são essenciais para que elas sejam acessíveis. Para isso, conceder gratificações e bônus pelo cumprimento das metas é uma estratégia que estimula os colaboradores a buscarem os melhores resultados. Essas premiações podem ser individuais ou coletivas (que incentivam o trabalho em equipe).


Defina qual o fator avaliado 


Ao criar metas de vendas, é necessário definir o que será avaliado como o objetivo a ser alcançado, como por exemplo o valor final arrecadado; ou o número total de vendas realizadas; ou até mesmo a taxa de fidelização de clientes.


Crie metas realistas


Para viabilizar o alcance das metas, essas devem ser realistas. Por mais que a proposta pareça alcançável, é importante avaliar a viabilidade de atingí-la, de forma objetiva. Criar objetivos inalcançáveis pode prostrar os funcionários, além de render avaliações negativas.
 

As metas de vendas são estratégias que podem alavancar o seu negócio. Seguindo estas sugestões, ficará mais fácil de chegar aonde se almeja e fazer seu crescimento ir às alturas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário