Você sabia que existe etiqueta para vendedores? Aprenda algumas dicas

O comportamento de vendedores que trabalham em lojas deve ser impecável, se basear principalmente na educação, respeito, empatia e cordialidade. Claro, ninguém é perfeito e vez ou outra se comete uma gafe, um pequeno deslize, mas quase sempre é possível contornar a situação e evitar constrangimentos.
Agora de qualquer forma é preciso se policiar, não é verdade? Manter uma postura apropriada diante dos clientes e evitar falhas no atendimento. Você sabia que existe etiqueta para vendedores? Pois é, existe sim e você vai aprender algumas dicas nesse artigo. Preste bastante atenção!
etiqueta para vendedores

Receba com prontidão

Não é a toa que a primeira dica de etiqueta para vendedores está relacionada aquele contato inicial que você tem com o cliente logo que ele entra na loja. Nesse momento é preciso ficar atento a movimentação, evitar distrações para não correr o risco de deixá-lo esperando por muito tempo.
Afinal, esse tipo de postura pode levar o cliente a se sentir desvalorizado, o que pode contribuir para que ele saia da loja insatisfeito e sem levar absolutamente nada. Para sinalizar que recepcioná-lo é a sua prioridade, vá até sua direção, aperte sua mão e deseje boas-vindas. Receba seus clientes com todo o respeito e prontidão! 

Seja cuidadoso com a comunicação

Todo cuidado é pouco na hora de se comunicar com um cliente, pois a relação tem que ter uma boa dose de formalidade.
Não estamos nos referindo somente a fala, mas também aos gestos e a postura corporal capazes de transmitir diversas mensagens durante o atendimento.
Evite falar demais e ser muito expansivo, demonstre segurança e passe a confiança que ele tanto precisa para se sentir a vontade.
Para não causar uma má impressão, não fique encostado nas paredes ou nos balcões da loja. Se precisar, tome um café para não ficar bocejando na frente dos clientes!

Mantenha a neutralidade diante de certos assuntos

Durante o atendimento em uma loja é bastante comum clientes começarem a falar de assuntos que não tem relação nenhuma com compra e venda.
E muitas dessas conversas acabam se aproximando de assuntos polêmicos, como política e questões pessoais, por exemplo.
Nessas horas você deve ter bom senso, se limitar a ouvir com atenção e não expor sua opinião ou tomar qualquer partido.
Caso surjam críticas dos concorrentes, prefira dizer que não os conhece a fundo e não é capaz de emitir uma opinião. Seja ético e discreto ao se relacionar com o cliente!

Gostou de saber das dicas de etiqueta para vendedores? Como está o planejamento da sua loja para o próximo ano? Confira algumas dicas que preparamos e vão te ajudar a vender mais

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